Projeto Palco Aberto

EstiloMPB
Cidade/EstadoMaceió / AL
Plays14.512plays

Comunidade

Ouvintesluciano araujomoura e outros 22 ouvintes
Fã-clubePaulo Sergio do Santos Santos e outros 16 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de ZÉ MILTONSZÉ MILTONSVoz
Imagem de POWER JAZZPOWER JAZZSaxofone
Imagem de POEIRA NORDESTINAPOEIRA NORDESTINAVoz
Ver mais integrantes

Release

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar...? Graciliano Ramos, em 1948.

E, é assim que vem sendo feita a música alagoana: com cuidado, com carinho, com trabalho... Muito trabalho. Um ofício feito com vontade, com garra e com talento.

É assim também, que vem sendo realizado o Projeto Palco Aberto. Um projeto com o principal objetivo de dar viabilidade à produção musical alagoana.


PROJETO PALCO ABERTO
O Projeto Palco Aberto é um conjunto de ações para a valorização da música produzida em Alagoas.

VISÃO: Ser um centro de referência de capacitação e captação para a música produzida em Alagoas.

MISSÃO: Promover atividades que permitam capacitar os músicos e o mercado alagoano, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da produção musical e, cada vez mais, ampliar a visibilidade dessa produção.

HISTÓRICO:
Com o objetivo de dar visibilidade a produção musical alagoana, surgiu o Projeto PALCO ABERTO com a sua 1ª Edição realizada todas as quintas, no período de setembro/2004 a Janeiro/2005, no bar Engenho Jaraguá.

A 2ª Edição ganhou força com a parceria do SESC ALAGOAS, passando assim a contar com a infra-estrutura física e técnica do SESC Poço, o que representa melhores condições de apresentações para os músicos e de acomodação para o público. Outra conquista importante foi o apoio cultural do IZP (Rádio Educativa e Tv Educativa). A 2ª Edição foi realizada todas as quintas, de setembro a dezembro/2005.

No período 09 de novembro a 28 de dezembro de 2006, foi realizada a 3ª Edição do Projeto Palco Aberto com a parceria da Diteal ? Diretoria dos Teatros de Alagoas. O projeto montado em dois ambientes, ofereceu possibilidades diferentes para os músicos alagoanos e para o público. No Teatro de Arena foram realizadas as apresentações do projeto e, no pátio externo do Arena, em clima de bar, a noite foi prolongada ao som de diversos músicos alagoanos, criando a oportunidade para aqueles que ainda não participaram do projeto.

Em 2007, de setembro a dezembro, foram realizados 18 shows no campus da Uneal em Arapiraca, a 4ª Edição do projeto funcionou como plano piloto para o processo de interiorização da nossa música e contou com a parceria da UNEAL ? Universidade Estadual de Alagoas e Prefeitura de Arapiraca.

As quatro edições do Projeto renderam importantes ganhos para a música produzida em Alagoas, confira a seguir os números e resultados do projeto.

PROJETO PALCO ABERTO EM NÚMEROS
- 4 Edições realizadas;
- 01 DVD e 03 CDs publicados (patrocinado com exclusividade pela ALGÁS);
- Mais 100 shows realizados;
- 41 artistas já participaram c/ shows individuais e autorais;

PROJETO PALCO ABERTO EM RESULTADOS
- Ampliação de visibilidade para produção alagoana;
- Incentivo à trajetória de diversos artistas;
- Faixas dos CDs executadas nas Rádio Educativa - Maceió, Arapiraca, Rio Largo e na Maragogi FM, entre outras;
- Programas especiais:
Rádio Nacional FM (Radiobrás); Programa Brasil Regional na Senado FM; Brasil Plural, na Câmara FM.
- Distribuição do Cd em Alagoas, outros Estados e Países;
- Participação em eventos:
VI e VII Mercado Cultural em Salvador; Feira da Música de Fortaleza; Popkomm em Berlim (2006); Feira Musica Brasil em Recife (2007).


O Projeto Palco Aberto é hoje a única ação continuada de valorização da música produzida em Alagoas. Realizado de forma independente, conquistou o reconhecimento da cadeia produtiva de música através da sua qualidade e importância para o cenário cultural do Estado. Fato decorrente do incentivo constante a trajetória de diversos músicos, seja produzindo elementos facilitadores para a divulgação de seus trabalhos, seja na participação de eventos de porte nacional e internacional, como o Mercado Cultural em Salvador e a POPKOMM em Berlim, ou mesmo promovendo ações próprias como sites e shows para ampliar a visibilidade da produção alagoana.

Acreditamos que a Cultura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano, para o fortalecimento de um Povo, de um Estado, de uma Nação.


Em 2010, o projeto realiza a sua quinta edição que consiste em um conjunto de ações voltadas para oferecer a população residente no interior maior conhecimento e contato com a cultura e com a música produzida em Alagoas, assim como a circulação dessa produção dentro do próprio Estado.
A primeira fase do projeto - CONSCIENTIZANDO PARA A CULTURA - foi aprovado pelo Programa BNB de Cultura 2010, e está a todo vapor em 5 regiões do Estado, oferecendo curso de Produção à população, produzindo a coletânea ALAGOAS NOSSA TERRA, que levará aos alunos do ensino médio e superior de 46 municípios a história e a cultura alagoana. E, em seguida levará aos palcos das cidades-pólos a música produzida em Alagoas.

Conheça mais detalhes do Projeto em www.projetopalcoaberto.com.br
Site do Projeto

Playlists relacionadas

Contrate

Boibumbarte Produções

(82) 8833 - 8420 | (82) 9936 - 2133http://www.projetopalcoaberto.com.br