Rita Silva

EstiloMPB
Cidade/EstadoBelo Horizonte / MG
Plays338plays

Comunidade

OuvintesEdinelsonbarroso e outros 5 ouvintes
Fã-clubeThainá Couto e outros 2 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

Rita Silva

A Cantora Rita Silva desenvolve trabalho com canto desde a infância, onde integrou o coral infanto-juvenil da EMOC – Escola Municipal Oswaldo Cruz, em seguida, integra aos grupos musicais ARREDORES, ao lado de Helena Penna, Acácio Lopes, Alexandre Napoleão, Inês Peixoto e João Bosco Alves da Silva e ao ÁGORA de MPB. Dando prosseguimento ao seu cantar formou duplas com: Acácio Lopes, Cleuza D’Sanna, Rinaldo Valadares, Maurício Dallesse e Arnaldo Valle interpretando os vários gêneros da MPB em lugares diversos, tais como: bares, recepções e espaços culturais. Além dos grupos e duplas integrou, também a banda Kalimba de Reggae e aos corais Raízes, Estável e Ar’s Nova.
No teatro foi integrante do grupo TECLA – Teatro Clube da Amizade participando das seguintes montagens: Morte e Vida Severina, Chico Viola, Garimpo Lugar ao Sol e Ponto de Partida.
Na produção fonográfica, Rita participou das gravações dos CD’s, Marias e Belôricéia da cantora Helena Penna; Búfalos no Capim de Mara de Aquino; Em Cada Canto de Foka Senna; V de Jorge Dissonância; Asas de Cera de Willian Pascoal e do CD Linha de Estrelas de Sérgio Pererê.
Após ter participado do espetáculo “Música no Sentido Lato” de Ricardo Aleixo e Sérgio Fantini, a cantora montou seu show solo “Na Ponta da Língua” com direção de Alberto Tinim, fazendo uma releitura de clássicos da MPB e apresentando musicas inéditas dos compositores Acácio Lopes, Jorge Fernando dos Santos e Geraldo Capeta, Paulinho Torres e Cecília Barreto; apresentado em curta temporada no Teatro da Maçonaria.
Paralelamente ao seu trabalho musical, Rita desenvolve pesquisa com a técnica vocal e trabalho de corpo e voz direcionados a portadores ou não de necessidades especiais, tendo aplicado este, junto aos catadores de papel da ASMARE, trabalhadores da SLU e sócios da Associação Mineira de Paraplégicos. Ministra aulas a particulares e em projetos e programas sócio-culturais. Destes destaca-se: Arena da Cultura (da Fundação Municipal de Cultura) e O Imaginário: linguagens e corporeidade na educação, curso de extensão elaborado e administrado pelo DMTE (Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino) da FAE – Faculdade de Educação da UFMG.
A cantora foi uma das componentes do grupo As Donas da Voz com o espetáculo AS AYABAS, este selecionado para o projeto Trilhas da Cultura, que está excursionando por oito cidades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Enquanto aguarda a finalização do seu CD solo, que tem Arranjos e Direção musical de Geraldo Vianna, com 12 faixas; sendo 11 musicas inéditas e uma regravação de autoria de Walter Franco.

Playlists relacionadas

Contrate