Ronaldo Pedra

Ronaldo Pedra

EstiloMPB
Cidade/EstadoPelotas / RS
Plays590plays

Comunidade

OuvintesRonaldo Pedra e outros 0 ouvintes
Ronaldo Pedra
Fã-clubeTom Neves e outros 1 fãs
Tom NevesTom Neves

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

O compositor e intérprete RONALDO PEDRA, descobriu em rodas de capoeira sua aptidão para o canto. Aptidão essa que lhe rendeu o apelido de Curió( ave famosa, pela beleza de seu canto ). A potência de voz e a maneira melodiosa que usava, junto a outras vozes, palmas, atabaques, pandeiros e o berimbau, eram alvos de elogios. A partir daí, a necessidade de cantar suas próprias melodias o levaram a compor. Ladainhas e lamentos que contavam a triste vida do negro, transformaram-se, com a ajuda do violão que logo aprendeu a tocar, em músicas que na sua essência falam de amor.
Da cidade de Pelotas, onde nasceu e reside, após passar pelas fases classificatória, estadual, em Porto Alegre e Regional em Vitória, capital do Espírito Santo, com concorrentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo Capital, São Paulo Interior, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi disputar a final nacional do Festival de Música dos Correios no ano de 2007, em Brasília Distrito Federal. Fase essa que contou com apenas nove dos mais de seiscentos e sessenta inscritos no país inteiro na fase inicial. Em 2008 no SESI Descobrindo Talentos, ficou com os prêmios de melhor intérprete e melhor música, na Etapa municipal em Pelotas, melhor música na etapa regional em Rio Grande e na etapa estadual em Erechim, com melhor intérprete, defendendo a música ?Amor Pode Ser Assim.? A interpretação de músicas conhecidas da MPB, renderam convites para participar dos espetáculos: ? Nau dos Sentimentos(Teatro de Câmara Túlio Piva ? Porto Alegre, e Teatro Sete de Abril ? Pelotas ), Sertão...( Teatro Sete de Abril ), Pólen ? A Menina e as ?Pérolas?( Teatro Sete de Abril e Teatro Sancho Pança ? Porto Alegre ), para o qual compôs a música ?Pérolas? e atuou como bailarino, Usando Drummond para falar as coisas( Teatro Sete de Abril ), para o qual compôs a música ?Linhas tortas ? Recomeçar?. Todos montados pelo Centro Contemporâneo de Pesquisa e Movimento Berê Fuhro Souto. Também dos Shows Sosatolep.alegre( Teatro Sete de abril ) e Um tempo de paz( Praça Cel. Pedro Osório, palco do SESC ), ambos da cantora Giamarê.
Junto com Giamarê, Daniela Brisolara e Dena Vargas, montou quarteto que apre-
sentou-se na Câmara de Vereadores em Pelotas, e através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, no palco de eventos do Laranjal, na programação de verão.
A influência do amigo e mestre de capoeira Marquinho Brasil, de quem é aluno desde 1993, foi fundamental. Oswaldo Montenegro, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Milton Nascimento e tantos outros, foram apresentados de forma mais íntima através da interpretação de Marquinho Brasil.
Ser eclético é uma das características de Ronaldo Pedra, o que o fez partir para apresentações em lugares de público variado. Os freqüentadores do Dom da Palavra(quartas), Caminho de Casa(quintas), Porto do Chopp(sextas/sábados), Dom Cebolon(sábados), Botekaria, Porto Bar, Restaurante Buena Vida, Dom Neto, Cebola Mix, Túlia(por convite de Sandrinho da Sargento Garcia), Rua Quinze, João Gilberto(os dois últimos por convite de Toni Konrath)ouvem ou já puderam ouvir as músicas e interpretações de Ronaldo Pedra. Seu elogiado trabalho, já pôde ser apreciado nas duas últimas edições da Fenadoce, com voz e violão, e com banda( dividindo o palco com André Lufema, Fábio Saraiva, Dione Silveira, Davi Batuka, Roger Dutra e outros nomes conhecidos na região ), na Feira do Livro de Pelotas. Ter sido convidado para entrevistas em programas das rádios RU e Tupanci e de televisão como o programa Gravando da TV Ucpel e ainda, para espetáculos onde dividiu camarim com: Sólon Silva, Emerson Nunes, Marco Gottinari, Marquinho Brasil, Leonardo Oxley, Sulimar Rass, Fábio e Felipe Saraiva, Ana Mascarenhas, Giamarê, Daniela Brisolara, Gilberto Oliveira e outros grandes nomes da região sul do estado, dá a quem conhece a excelência desses músicos, a real noção da qualidade de seu trabalho.
Hoje, formando do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da UCPel, Ronaldo Pedra, começa a gravação de seu primeiro disco. Um trabalho maduro que pretende mexer com a emoção de quem o ouvir.

Playlists relacionadas

Contrate

Ronaldo Pedra

(53) 8134 - 2782 | (53) 9193 - 6995https://www.facebook.com/ronaldo.pedra