SAPUCAIA Forreggae

EstiloForró
Cidade/EstadoJacareí / SP
Plays10.579plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

Ouvintesrafael e outros 11 ouvintes
Fã-clubeRICARDO AUGUSTTO e outros 16 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Thiago Blois (Todas Formações)Voz, Violão
Xambinho (2ª formação)Violão
Renatinho (útima formação)Trompete
Ver mais integrantes

Release

Um grupo que já passou por mudanças rítmicas em sua trajetória e hoje tenta agregar diferentes estilos de músicas, dando um toque a mais na levada e na base do reggae. Assim, é a banda Sapucaia de Jacareí.

Desde de 2002 no cenário musical da região o grupo é composto por Thiago Blois (voz e violão); André Polito (baixo); Lincoln (guitarra); Neto (percussão) e Binhão (bateria).

Cada integrante possui um influência diversificada e viram no reggae um elemento de união. Os músicos descrevem a musicalidade da banda como bem brasileira, já que o grupo tenta resgatar elementos do norte do país, como o maracatu, para compor suas canções.

"Além de buscar vertentes de outras regiões do Brasil, grupos do Vale como Trem da Viração e Dotô Jéka também são nossas referências", disse Thiago.

Com letras que falam de sentimento e do cotidiano, a Sapucaia apresenta no repertório de seus shows 90% de composições próprias. "Fazemos também uma nova leitura de canções do Zeca Baleiro, Chico Science, entre outros", disse André.

Com a proposta de tocar principalmente músicas próprias a banda disse ter dificuldades em encontrar locais que estejam abertos em receber novos sons que não estejam no mercado fonográfico. "A gente quer mostrar a cara, mostrar nossa arte, esta é nossa intenção", disse o vocalista.

Segundo o grupo, as maiores apresentações da banda são realizadas fora da região, como nas cidades de Sorocaba e Boituva. "Agora no verão o litoral norte também se torna um local muito bom para os shows", disse Neto.

MUDANÇAS NO CAMINHO - Para quem já ouviu há algum tempo Sapucaia, pode se surpreender com as mudanças rítmicas. O estilo forreggae foi deixado para trás e atualmente, só faz parte da história da banda.

Segundo os integrantes do Sapucaia, este modismo já passou. Esta mudança se deve, principalmente, ao amadurecimento musical do grupo que fluiu de forma natural.

"Aceitação por parte do público tem sido muito boa, temos inclusive umas seguidoras que montaram um fotolog", disse Thiago. Em decorrência do novo caminho traçado pela banda, o grupo deve até mudar de nome.

Para os músicos que têm recebido elogios pela qualidade musical apresentada, a intenção é conquistar a vida neste ramo artístico. "Hoje nos apoiamos no trabalho convencional para viver da música".

Os integrantes do Sapucaia recebem apoio dos pais, mas no começo Thiago disse, que a situação era bem diferente. "Meu pai não gostava que eu tocasse, achava que era coisa de vagabundo. Depois dele assistir um show nosso e ver a correria que fazemos a cada apresentação, ele mudou de idéia e acabou com o preconceito, hoje ele é uma das pessoas que me apoia".

Apesar das dificuldades, o grupo já conquistou alguns patrocínios com empresas como a Esporte Mania e a Vita Derm. Esta iniciativa partiu dos próprios músicos que foram atrás dos apoios.

"Uma banda independente enfrenta muitos obstáculos, mas estamos aí para lutar pelo nosso objetivo", disse Thiago.

O grupo disse, que para o ano que vem pretende entrar em estúdio para a gravação do segundo CD Demo, que deve sair para ajudar na divulgação da banda. Agora é só aguardar.

Artigo publicado em Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004 - VALE PARAIBANO

Playlists relacionadas

Home