Imagem de capa de Sargaço Nightclub

Sargaço Nightclub

EstiloIndie
Cidade/EstadoRecife / PE
Plays524plays

Música em destaque

Vida em Abstrato
VER TODAS AS MÚSICAS
Ver todos os álbuns
Ver mais vídeos

Comunidade

OuvintesHipertrópico . e outros 138 ouvintes
Fã-clubeIngno Silva e outros 2 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Marcelo RêgoMarcelo RêgoVoz, Violão, Guitarra
Imagem de Sofia FrançaSofia FrançaVoz, Violão, Guitarra
Imagem de Ingno SilvaIngno SilvaTeclado
Ver mais integrantes

Release

O Sargaço Nightclub é uma banda de rock autoral recifense formado no final de 2016 por Marcelo Rêgo, com proposta de sonoridade eletro-acústica e letras com temas locais e universais, tratadas sob um filtro poético.[1]

Em busca de um conceito que sintetizasse as influências nacionais e internacionais que formam a bagagem musical de seus integrantes, surge uma expressão que vai além disso, pincelando aspectos como a própria cidade que serve de pano de fundo para o som do projeto musical e a produção paralela de outras artes no mesmo espaço-tempo (tais como cinema, teatro, literatura etc.). Nasce assim a junção do Sargaço (que remete logo de cara ao sotaque de Recife, ao tom praiano, ao cheiro da maresia e às ondas que vem e vão na praia de Boa Viagem) com o Nightclub (palavra de pegada internacional, que sugere um ambiente convidativo para entrar, construído com as músicas da banda, como que um clube noturno com neons na fachada, que poderia perfeitamente fazer parte do “underground” recifense).

Tendo como principais referências o Indie Rock, Folk Rock e Dreampop, além do Rock Brasil anos 80 e da MPB (em especial, o Pessoal do Ceará e a Psicodelia Pernambucana), o duo faz as suas primeiras gravações em meados de 2017, lançando no início de 2018, um EP ("Sargaço Nightclub") e dois singles ("Antúrio Branco" e "Nunca Mais"). Além disto, são lançados os primeiros clipes oficiais da banda: "Aquarius"[2]e "Nunca Mais", sempre tendo como pano de fundo a cidade de Recife, suas paisagens e contextos (o primeiro, em Boa Viagem - em referência ao filme "Aquarius", e o segundo no Centro, no alto do Edf. JK).
A estreia nos palcos se dá também em 2018, porém num formato acústico semi-orquestrado, unindo instrumentos populares (violões de aço de 6 e 12 cordas) a eruditos (violoncelo, baixo acústico e flauta transversa). Esta formação, chamada pela banda de "desplugada", toca em várias casas importantes na cena independente local (Burburinho[3], Terra Café , Naylê entre outras), assim como participa dos seus primeiros festivais (Noites Recife Lo-Fi e Sonora Jaboatão dos Guararapes) e se apresenta pela primeira vez na TV (Programa Metrópolis PE, TV Nova Nordeste).
O ano de 2019 entra com duas notícias importantes: o lançamento do single "Jeitinho Brasileiro"[4], com produção do músico Zeca Viana, e a gravidez de Sofia França em estágio avançado, obrigando as apresentações a darem uma paralisada. Neste período, porém, os ensaios com a banda no formato "plugado" (guitarras, baixo e bateria) continuam sem a presença de Sofia, o clipe de "Aquarius" recebe indicação para o Prêmio da Música Pernambucana, e se organizam as filmagens para dois novos clipes: o de "Antúrio Branco"[5], ambientado no bairro do Recife, e o de "Hibakusha - Vítima da Bomba", contando com a participação especial da atriz Hermila Guedes[6], ainda a ser lançado! No segundo semestre de 2019, os shows voltam à ativa nos dois formatos, são lançados o single "Wilson"[7]e o EP "Voltimetro Bass & Sargaço Nightclub", como frutos experimentais da junção da sonoridade da banda com a música eletrônica do DJ e é criado o projeto em parceria com Zeca Viana, que culminaria no show feito no evento multicultural "Espiral das Artes".
Em 2020 são lançados os 06 clipes e 02 EPs ao vivo[8], captados do show com Zeca Viana e o Sargaço Nightclub entra nos preparativos para lançamento de seu primeiro Álbum Oficial a se chamar "Istmo", contando com várias participações especiais de renome dentro da cena musical independente de Pernambuco, tais como Jonatas Onofre, D Mingus e Sam Silva. Dentro do período de quarentena referente à pandemia do Coronavirus, o duo segue na ativa, compondo e participando de Lives pela internet, além de ter se apresentado na TV, no Programa "Abraço Musical"[9] da TV Jornal, no Programa "Pernambuco.som"[10] da TV Pernambuco e no Festival "Música em Domicílio"[11] da TV Universitária. No Dia 07 de maio de 2020, estreia no Youtube o clipe "O Mundo sem Nós"[12][13], com a versão ao vivo da música que consta no EP "Sargaço Nightclub" de 2018, inspirada no livro "The World Without Us", do jornalista Americano Alan Weisman.

Playlists relacionadas