Silvio Carvalho

EstiloMPB
Cidade/EstadoSalvador / BA
Plays3.797plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesMahSousa P. e outros 9 ouvintes
Fã-clubeForro dos Kapas e outros 21 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Texto de apresentação do CD Mar de Histórias

Ao conversar com Silvio, em uma de muitas vezes, sobre a organização de seu primeiro CD solo, veio a questão: como deixar de fora as histórias? Pra quem não sabe, Silvio Carvalho conjuga como ninguém o ofício de professor (um professor sem amarras), compositor e intérprete e contador de histórias deliciosas.
De Inhambupe, sua terra natal, passando pelo Rio de Janeiro, para o mundo todo, Silvio esbanja humor, sutileza e a rara sensibilidade de pontuar, num parágrafo singelo de um ‘causo’ familiar, toda a dimensão da condição humana, presente nas grandes narrativas da vida.
Assim, não poderia ser outro o nome desse seu trabalho: Mar de Histórias apresenta um homem do mundo sério e aberto aos gêneros musicais, um sujeito responsável com as raízes e as tradições que cercam suas histórias – baianas, brasileiras, mundiais... Entre tantas histórias, esse Mar ainda nos traz a história da música (repare como Silvio traz no seu timbre e no seu jeito de cantar as marcas de tantos cantores) e as histórias de seus parceiros letristas.
Caro amigo leitor, ouça e leia o Cd e, assim que souber, vá ao show de Silvio viver uma outra experiência. No palco, é ainda uma outra história... emoção e docilidade eclodem, ainda mais se lá subirem Ana Verena e Silvio Roberto, seus filhos, tão músicos quanto ele.
A história, se eles e Deus quiserem, continua...

Sérgio Rivero - Escritor, Compositor e Mestre em Letras
Janeiro de 2006


Sobre o Show Mar Noturno

“Cantar/contar melhor caminho para ensinar! Ensinar não somente lições do b-a-bá, 2 + 2 = 4, a Terra é redonda..., etc. Ensinar a sonhar, ensinar a ouvir, a criar, a inventar. Quem conta e canta... encanta! Silvio Carvalho descobriu o “Mar Noturno” e num feliz mergulho na memória encontra o mistério de passar fantasia e beleza a quem o ouve. O contador/cantador tem uma importância vital. Sua voz abre portas e janelas, acende luzes e dá um colorido ao caminho a seguir. O trabalho de Silvio é importante. Nos leva a mergulhar nas águas misteriosas da imaginação. Ele é o contador/cantador que prende nossa atenção e faz voar nossa imaginação. É hora de pedir: Conte outra! Cante outra vez!”
Mabel Veloso
Escritora

“A verve de poeta musical ele tem desde menino. Lembro de Silvio Carvalho (meu sobrinho) fazendo parte da turma que todo final de tarde se reunia em minha casa, em Inhambupe, para ouvir discos da antológica gravadora Elenco, cantores negros americanos, MPB e rock. De ouvido atento, inclusive para as discussões sobre os movimentos musicais (coisa da época), Silvinho colava na radiola e se deliciava com Vinícius, Tom Jobim, Ella Fitzgerald, Ray Charles, Roberto Carlos, The Beatles. Sem contar, os cânticos de igreja que participava, a maestria do seu pai no saxofone e os “dramas” de circo. Essa “escola”, aliada a seu jeito especial de contar pitorescas estórias de figuras de sua cidade, deu a Silvio Roberto Carvalho (adulto, cantor e compositor), experiência, bom-gosto e certa malemolência de pessoa nascida no interior, sempre sábia e verdadeira. Seu espetáculo Mar Noturno é tudo isso desde a escolha do repertório, às pessoas que estão com ele no palco e nos bastidores. Mar Noturno foi indicado em três categorias (melhor banda, arranjo e direção) para o Troféu Caymmi/2003.”
Jacques de Beauvoir
Jornalista, colunista social e crítico de teatro

“O show lítero-musical de Silvio Carvalho é uma prática de leitura ao vivo, uma aula espetáculo, se preferirem. O trabalho de Formação de Leitores que faz-se da oralidade passa pela escuta, pela imagem e retorna a ela, no tempo e ritmo da música popular. Acredito que sem querer sê-lo, as apresentações de Mar Noturno podem ser um belo roteiro didático para a promoção da leitura, com jeito de quem é, de fato, leitor.”
Eliana Yunes
Escritora e doutora em letras

Playlists relacionadas

Contrate

Silvio Carvalho

(71) 9985 - 5891 | (71) 9178 - 4542http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/silviocarvalho
Home