Sinhozinho

EstiloMPB
Cidade/EstadoAnápolis / GO
Plays3.783plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesREVISTA PLANETA ÁGUA e outros 12 ouvintes
Fã-clubesalvio gonzaga e outros 12 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

SINHOZINHO participou de vários conjuntos musicais, ao lado de Nane Costa (acordeão), Sampaio (violão), Américo Caetano (pandeirista e cantor) e Jerominho (atabaque), compondo o Quinteto Melodia, fundador da Fundanga, quarteto e sexteto Melodia, sexteto recreativo, Trio Turuna, Trio Jóquei Clube, Regional da Rádio Carajá.

Com outros parceiros deixou composições que marcaram época o samba ? MUNDO CÃO - parceria com Nane Costa; o samba-canção SAUDADE DE AMOR e a toada CABURÉ; com Elias Bittar, a marchinha carnavalesca PECHINCHANDO; com Jurandi a guarânia ? QUANDO O SOL SAIR EU TE DEIXAREI; com música de Bill Hoden, a balada CREPÚSCULO.
Amigo pessoal do cantor JAIR RODRIGUES, que gravou de Sinhozinho ? BABY, SOU BRASILEIRO, (composta para o nascimento de seu filho Gustavo), declarou no dia de sua morte, pela Rádio Imprensa de Anápolis ? ?...SINHOZINHO era uma figura maravilhosa... e acima de tudo espetacular compositor. Levar um homem dessa maneira é deixar a gente com saudade a vida inteira?.

E era verdade, por onde SINHOZINHO passava deixava saudades com o seu jeito alegre de viver.

Como participante do I Congresso Nacional de Poetas, Trovadores, Repentistas e Escritores da Literatura de Cordel do Brasil em Brasília (1978) deu um show de Repentes e de boa música.

Recebeu em vida, os títulos de cidadão Anapolino, título recebido 22/12/1969, e Pirenopolino, e também a chave da cidade de Pirenópolis.
Já cidadão anapolino, SINHOZINHO, era um verdadeiro artista, fez música para teatro (Auto da Cobiça de Altimar de Alencar Pimentel ? Temas de Bumba meu Boi), participou de vários festivais de MPB em Anápolis e Região (Música: Caminhada - 1° lugar), no carnaval de 1978 emplacou ? ANÁPOLIS, EM TRÊS TEMPOS, marchinha de grande sucesso na época.

Humorista nato, SINHOZINHO arrancava gargalhadas e aplausos da platéia com suas composições engraçadas tipo: APERTO DO SANFONEIRO, RELABUCHO e VOU MORRER DE RIR, além de ACOCHA, SEVERINO, um de seus maiores sucessos.

Atuou como músico durante 22 anos, até sua morte, com quase todos os músicos residentes em Anápolis.

Para que toda a Anápolis pudesse dar seu último adeus, foram necessários dois dias de velório, sendo considerado um dos mais importantes, visto a grande população presente na Capela Santana.

Com 11 músicas (e letras) suas e um baião de Luiz Gonzaga, pela gravadora ?Califórnia? lançou único LP SINHOZINHO CAMINHADA ? hoje digitalizado do original por seu filho, o cantor e compositor Gustavo Ribeiro.

Na apresentação do LP, feito pelo próprio Sinhozinho afirmou ? ?Este LP é uma prova de que Deus existe. Sim. Ele existe, porque ainda há fraternidade humana. Ainda há espírito de colaboração, entendimento entre os homens, alegria, triunfo e realização dos nossos sonhos. Gravar um disco sempre foi o meu sonho, acalentado desde os tempos de garoto em minha terra natal: Bahia. Hoje, radicado em Goiás, o meu sonho se torna realidade, e eu me sinto tão feliz com isso, que quero transmitir essa alegria a todos. Aos que de alguma forma, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização desse ideal ? o meu microsulco ? meu eterno agradecimento. (a) Sinhozinho?.


MUSICOGRAFIA

De sua rica produção musical, abaixo faremos um resumo:

UMA CANÇÃO POR PIRENÓPOLIS - TUA VAIDADE ? CARAÍBA ? EXALTAÇÃO A ANÁPOLIS ? CHORA CORAÇÃO - ANÁPOLIS EM TRÊS TEMPOS ? CANÇÃO ELETRÔNICA ? SÓ QUEM SOFREU POR AMOR ? CÉU MUITO AZUL INFINITO ? QUE SAUDADE DO TEMPO EM QUE EU DEDILHAVA O MEU PINHO ? EU NÃO VOU MAIS TE ESQUECER, AMOR - JÁ QUE TE VAIS ? DEIXEI DESSA VIDA DE FARRA E TRAÇADO ? MARIA, A JUSTIÇA TE CHAMA - GATINHA LINDA - APERTO DO SANFONEIRO ? RELABUCHO - VOU MORRER DE RIR ? CAMINHADA - ACOCHA, SEVERINO - NÃO TE QUERO MAIS ZINHA - DELÍRIO ? PRIMAVERA, BABY, SOU BRASILEIRO E OUTRAS.

Playlists relacionadas

Contrate

Carlos de Laet Rodrigues Bezerra Filho

(62) 8559 - 3124http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinhozinho
Home