Targino Gondim

EstiloForró
Cidade/EstadoJuazeiro / BA
Plays196.076plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesCORDEIRO SHOW e outros 248 ouvintes
Fã-clubeJuvenal dos Santos Feitosa e outros 173 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release


O início de tudo
Targino quando nasceu já deve ter chorado no ritmo do baião, pois desde pequenininho era ?chegado? ao forró tocado pelo grande Luiz Gonzaga, talvez por ter nascido em Salgueiro (PE), distante apenas 100 quilômetros de Exu, a terra do Rei do Baião.
Aos dois anos de idade junto com toda família, subiu na carroceria do velho caminhão do seu pai, de quem herdou o nome e o gosto pela música, rumo à Juazeiro da Bahia, terra farta, afagada pelas caudalosas águas do Rio São Francisco, para fugir da seca.
O velho caminhão, transporte e sustento da família, também era usado por ?seu? Targino nas aulas de volante dadas ao tocador Eugênio Gonzaga, irmão adotivo do Rei do Baião, que em troca o ensinava a puxar o fole da sanfona.
Mas não demorou muito e a Scandalli passou dos braços de Targino pai para os braços ainda franzinos de Targino filho, ambos, fãs do ?veio? Lua. Aos 12 anos, o caçula dos homens de uma ?ninhada? de dez filhos, já agüentava o peso da sanfona no peito e desvendava os segredos do fole.
A partir daí Targino Gondim passou a executar com maestria as músicas do Rei do Baião, levando a alegria do forró pelas festas do bairro Santo Antonio e do resto da cidade. Nascia ali o ?Sanfoneiro de Ouro?.


A parceria com Gil
Foi com a participação nas filmagens do longa brasileiro, ?Eu, Tu, Eles?, a convite de Regina Casé e do diretor Andrucha Washington, com a música ?Esperando na Janela? (parceria com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon), que nasceu a parceria entre Targino e Gilberto Gil.
O hit gravado por Gil, ajudou a alavancar de vez o forró tradicional por todo o Brasil e impulsionou o movimento universitário, já existente no sul e sudeste do país.
Consolidada a parceria, Targino participou de shows no Rock in Rio Canecão, Via Funchal, e de vários programas televisivos como Faustão, Hebe Camargo, Ratinho, Xuxa, Luciano Huck. Além de participar do Prêmio Nacional Multishow.
Mais tarde, Targino é lançado no mercado nacional através do CD ?Dance Forró Mais Eu?, com o selo Geléia Geral/ Warner. Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lança um novo álbum ?Toca Pra Nós Dois?.

O Grammy Latino
Com o sucesso absoluto, em 2001, ?Esperando na Janela? conquista o Grammy de ?Melhor Canção Latino-Americana? e o ?Troféu Caymmi?.
No ano de 2007, ?Esperando na Janela? é considerado clássico joanino ao lado de ?Pula a Fogueira? e ?Asa Branca?, segundo o Escritório Central de Arrecadação de Direito Autoral (Ecad).
Em 2008, a canção fez parte da trilha da nova novela da Band ?Água na Boca?.

Na Europa
Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal ? Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda Europa.
No especial, Targino contou com participação de Roberto Leal, cantor português que em 2002 também gravou o sucesso, ?Esperando na Janela?.

O Tom da Caatinga
Em novembro de 2008 Targino Gondim caiu na estrada junto com a equipe do Canal Futura para a gravação do especial ?O Tom da Caatinga?.
Na série exibida em cinco episódios, em junho de 2009 ? Targino apresenta temas como: Ecologia; Sertanejos e Sertanejas; São Francisco; Seca e Êxodo. A música e outras manifestações culturais aparecem entrelaçadas com a paisagem no semi-árido brasileiro.
Durante o programa o artista localiza o sertão geograficamente, desde a sua formação até os dias atuais, apresenta a Floresta Nacional do Araripe, e mostra a paixão dos artistas agricultores do Crato (Ceará) pela música e pela dança.
Em um dos episódios revela as influências históricas e culturais do povo sertanejo, além das tecnologias simples de manejo sustentável da Caatinga e armazenamento de água do ?Velho Chico? que serve como sustento, lazer, transporte e, acima de tudo, esperança.
E é nessa viagem, que o apresentador Targino Gondim se une a um grupo de romeiros e segue a peregrinação rumo à Juazeiro do Norte, terra de Padre Cícero. Uma verdadeira viagem pelo sertão contemporâneo para mostrar a diversidade das obras e dos artistas nordestinos.

O Festival Internacional da Sanfona
Targino é o grande idealizador do I Festival Internacional da Sanfona "ao lado do seu parceiro Celso Carvalho" ? que reúne em Juazeiro (BA), as margens do Rio São Francisco, os maiores acordeonistas do país e do exterior, em uma grande homenagem a Luiz Gonzaga e Sivuca.
É durante o Festival que grava no Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), o segundo DVD da carreira, intitulado Simplesmente Assim com a participação de Elba Ramalho, do Mestre Dominguinhos e do percussionista baiano, Peu Meurray.
Foi também durante o Festival, que a cidade de Juazeiro instituiu a data de aniversário de Targino, 7 de outubro como o Dia Municipal da Sanfona.

Canções de Luiz ? O Projeto
Em uma homenagem aos 20 anos sem o rei do baião, Targino apresenta o projeto Canções de Luiz.
Com o apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Targino, grande pesquisador da obra de Luiz Gonzaga, levou em outubro de 2009 para as cidades de Canudos, Salvador e Santo Amaro, além do show especial com as canções do ?rei?, aulas musicadas gratuitas sobre a trajetória do artista.
Um show inédito, onde interpreta sucessos que fizeram a história da música nordestina brasileira, a exemplo de Karolina com K, Aprendi com Rei, A vida do viajante, Boiadeiro, Estrada de Canindé entre outros clássicos, além dos ?causos? contados e cantados nas canções de Luiz.

Na luta contra a hanseníase
É junto a artistas como Nei Matogrosso, Geraldo Azevedo, Elke Maravilha e a atriz Priscila Fantim que Targino é voluntário do movimento de combate a Hanseníase no Brasil.
A sua dedicação rendeu-lhe em novembro de 2007, o prêmio BACURAU ? concedido pela ONG MORHAN que atua no movimento reintegração das pessoas atingidas pela doença no país.

Playlists relacionadas

Contrate

Toca pra nos dois

(74) 3612 - 4419 | (74) 9979 - 6372https://www.palcomp3.com.br/targinogondim/
Home