
- Seu Olhar1.357 plays
- Às Vezes (Acústico)528 plays
- Vai Cuiabá157 plays
- Às Vezes5.022 plays
- 03:26Seu Olhar130 visualizações
- 02:04The Xomanos - Meu coração é seu até o fim (feat. Roberto Lucialdo)102 visualizações
- 03:40The Xomanos - Caso Sério (Te Perder) - ao vivo178 visualizações
Comunidade
Comentários
Tiago MassuVoz, Guitarra Base
Elvis Vilas BoasGuitarra Solo
Saulo Vila NovaBaixoRelease
THE XOMANOS:
(MINI RELEASE/TRAJETÓRIA/INTEGRANTES)
Com quase 10 anos de estrada, a banda The Xomanos é um dos destaques da cena pop/rock de Cuiabá/MT, trazendo uma visão moderna do rock brasileiro conectada às raízes regionais, sem perder seu caráter universal.
Formada por músicos jovens, experientes e talentosos —
Tiago Massu (vocal/guitarra base),
Elvis Vilas Boas(guitarra solo),
Saulo Vila Nova (baixo) e
Eder "Frog" Uchoa (bateria) —,
a banda se destaca pela energia vibrante do rock e pela profunda ligação com a cultura local.
Inspirados pela tradição mato-grossense e pela modernidade digital,The Xomanosmistura rock, pop e blues a ritmos regionais como orasqueadoe olambadão— uma verdadeiraantropofagia musicalque traz identidade própria à banda.
Mais do que um som, The Xomanos é uma experiência multidisciplinar.
A banda valoriza o diálogo entre música, cultura e artes visuais, refletindo o encontro entre fauna, flora e gente do Cerrado — um bioma de contrastes e cores que inspira suas composições, capas, economia criativa, parcerias e performances.
Unir raízes e contemporaneidade, som e imagem, palco e território — dentro das contradições e percepções que nos movem — é o que define o The Xomanos: um rock ao mesmo tempo mato-grossense e universal.
O nome "Xomanos" vem do linguajar típico cuiabano, onde "xomano" significa "parceiro" ou "amigo" — uma expressão tão genuína quanto o "bicho" no Rio de Janeiro, o "mano" em São Paulo ou o "macho" no Nordeste. Já o "The" é uma homenagem às grandes lendas do rock mundial, como The Beatles e The Rolling Stones, reforçando a essência global da banda sem desconectar de sua identidade regional.
TRAJETÓRIA
A trajetória da banda começou em 2016, quando o vocalista Tiago Massu a reuniu colegas do trabalho (a começar pelo baixista), em um trio para tocar rock de forma despretensiosa em confraternizações e festas privadas.
A formação inicial logo ganhou espaço em festas corporativas, ações beneficentes, encontro de motociclistas, bares e pubs da região.
Com o tempo, o grupo se consolidou como quarteto clássico, expandindo parcerias com músicos e produtores da cena local e fortalecendo sua identidade autoral.
O reconhecimento veio durante a pandemia, em novembro de 2020, com o lançamento do videoclipe da música autoral "Vai Cuiabá", uma homenagem ao Cuiabá Esporte Clube, que disputava o acesso à Série A do Brasileirão (veja aqui).
O clipe viralizou rapidamente, ultrapassando 20.000 visualizações no YouTube e sendo destaque no programa Globo Esporte-MT (veja aqui).
Em 2021, o grupo lançou o primeiro EP, “Tchega Mais”, com cinco faixas autorais e participações de grandes nomes da música mato-grossense:
*Roberto Lucialdo (“Meu Coração é Seu Até o Fim”), o “rei do rasqueado cuiabano”;
*Danilo Bareiro (“Tchega Mais”), guitarrista e produtor;
*Silver Guy (“Caso Sério – Te Perder”), referência do blues cuiabano.
A capa do EP presta homenagem aos Beatles, recriando a Abbey Road com animais típicos da fauna mato-grossense — capivara, onça-pintada, tuiuiú e jacaré — tendo ao fundo a icônica Igreja de São Benedito.
Em seguida, veio o sucesso “Às Vezes”, que ganhou uma versão acústica com o pianista Igor Mariano, artista com deficiência visual. O clipe, sensível e minimalista, iniciou o compromisso da banda com acessibilidade e inclusão cultural.
Em 2022, conquistou o holofote nacional: o quarteto foi selecionado como “destaque nacional” no gênero “Pop/Rock, na maior plataforma de artistas independentes do Brasil, o Palco MP3, com mais de 20 milhões de usuários.
Participou, ainda, do 2º Moto Encontro Nacional Hikmat Shriners, realizado entre 16 e 18 de junho, em Chapada dos Guimarães (MT). O evento teve caráter beneficente, com arrecadação de fundos destinados ao tratamento gratuito de crianças com necessidades ortopédicas, e reuniu milhares de motociclistas e amantes do universo de duas rodas em uma celebração que uniu música, solidariedade e liberdade.
O festival contou com grandes atrações, como Capital Inicial e Queen Tribute Brazil, além de artistas regionais de destaque.
No fim daquele ano(2022), foi a vez do lançamento do single"Seu Olhar"(produção de Gabriel Junior),— produtor que já trabalhou com Chitãozinho & Xororó e Alexandre Pires, trazendo refinamento técnico e sonoridade radiofônica ao trabalho da banda.
Em 2023, a banda se consolidou nos palcos, com apresentações de destaque no tradicional Arraiá Rock da Cervejaria Louvada e na abertura do show do Capital Inicial, no Musiva.
Já em 2024, The Xomanos marcou presença no 37º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães — o maior festival de música do Centro-Oeste — abrindo o evento para as bandas Barão Vermelho e Titãs.
Ainda nesse ano, lançaram um projeto audiovisual inovador: um podcast original sobre rock, cultura e raízes cuiabanas, com participações de personalidades como maestro Fabrício Carvalho, Roberto Lucialdo, Ricardo Sardinha e Danilo Bareiro (confira aqui).
No mesmo ano, o grupo apresentou o pot-pourri inédito “Meu Coração é Seu Até o Fim / A Lua / Vou Dançar – Raízes e Conectividades”, com participações de Roberto Lucialdo, Ricardo Sardinha, o grupo de siriri Flor de Atalaia, Eduardo Butakka ("Xanaína")e Didier Provenzano ("Xomano que mora logo ali") — um marco da integração entre rock e cultura popular.
Este projeto, com apoio da Lei Paulo Gustavo, teve uma versão inédita com acessibilidade em LIBRAS e audiodescrição, tornou-se o 1º videoclipe musical com acessibilidade de Mato Grosso assista aqui:
A capa desse single "Meu coração é seu até o fim/A Lua/Vou dançar - Raízes e Conectividades (2024)apresenta a fusão de uma guitarra com uma viola de cocho, simbolizando o encontro entre o rock e a música tradicional, com elementos visuais inspirados no siriri cuiabano e na cultura indígena.
Em 2025, The Xomanos participa do documentário "No Coração de Cuiabá", projeto do Instituto Cor de Mato em parceria com a Secretaria de Turismo e o Governo de Mato Grosso visando a revitalização do Centro Histórico cuiabano, unindo turismo, arte e diversidade.
The Xomanos continua sua trajetória com autenticidade, misturando ritmos, culturas e modernidade, sempre honrando suas raízes cuiabanas e levando o nome de Mato Grosso para o mundo.
EVENTOS/PARCERIAS
https://linktr.ee/thexomanos
65992888441
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INTEGRANTES
Tiago "Massu" (vocal/guitarra base)
Vocalista, guitarrista e compositor de Cuiabá, formado em Direito (UFMT), com especializações em Produção Cultural e Música.
Iniciou sua trajetória musical com o clarinete no IFMT e aperfeiçoou sua técnica vocal com Cris Puertas e Ariel Coelho, obtendo a certificação “Singing on the Road” (conceito de canto contemporâneo popular).
Seu estilo é marcado pelo drive potente, performance intensa e timbre expressivo.
Influências: David Coverdale, Mike Patton, Engenheiros do Hawaii, Bon Jovi, Metallica, Raimundos e LS Jack.
Idealizou e coordenou o projeto EP “Tchega Mais” (2021) ao lado da produtora Elaine Sade, consolidando a identidade autoral da banda.
Bandas/artistas preferidos: Engenheiros do Hawaii, Bon Jovi, Metallica, Raimundos e Ls Jack.
Elvis Vilas Boas(guitarra solo);
Com solos que transitam entre o clássico e o técnico, Elvis Vilas Boas é o guitarrista que traz alma e inovação ao The Xomanos.
Seu estilo combina o poder do rock com a sofisticação blues e outras vertentes, criando uma sonoridade intensa e cheia de personalidade.
Nos palcos, sua guitarra canta, vibra e grita, traduzindo emoção crua em cada nota.
Inspirado por ícones como Slash — de quem carrega até uma tatuagem — Elvis é o “Slash Pantaneiro”, unindo técnica refinada, timbre poderoso e a energia viva do rock mato-grossense.
Bandas/artistas preferidos: Guns n' Roses, Aerosmith
Saulo Vila Nova (baixista)
É baixista e professor de contra baixo há mais de 16 anos, mentor de contra baixo no curso "Do Zero ao Baixista" e criador do modelo de ensino MVN (Método de Vila Nova) desenvolvido juntamente com a escola de música Vila Nova.
Ao longo de uma jornada de 20 anos tocando contra baixo como músico profissional, tocou para vários cantores de nível nacional, e participou de diversos programas de TV.
Além disso, viajou por todo Brasil participando de gravações de CDs e DVDs, com destaque o a banda "Louvor e Aliança" (gospel) de diversas participações no estilo sertanejo.
Saulo acredita profundamente que tocar Contra Baixo vai além de ser um simples músico, é um estilo de vida com propósito.
Empenha-se em desenvolver e testar um método de ensino que qualquer pessoa, mesmo sendo iniciante, ou sem conhecimento algum, pode aprender a tocar em pouco tempo, e é justamente esse método que ele utiliza para ensinar seus centenas de alunos espalhados por todo Brasil.
Éder Uchôa, o "Frog" - (baterista)
Conhecido como o “sapo cururu do Cerrado”, Frog é um dos bateristas mais versáteis e criativos da cena cuiabana.
Autodidata desde os 14 anos, é formado em Música pela UFMT e já gravou em estúdios de destaque, como o de Fernando Zor (Fernando & Sorocaba), colaborando com Rio Negro & Solimões e Hugo & Tiago.
Com passagem por projetos como Macaco Bong e Tocandira Fusion, traz uma mistura única de técnica, ritmo e feeling.
Bandas/artistas preferidos: Kiko Freitas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OUÇA NO PALCO MP3
OUÇA canal da banda no PALCO MP3 (https://www.palcomp3.com.br/thexomanos)
e nas principais playlists da maior plataforma de música independente do Brasil, com todas letras, cifras e clipes:
Playlists do Palco MP3:
Relaxando com pop rock:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/47/
música: Às vezes
Rock sobre amor:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/167/
música: Seu olhar
