Imagem de capa de The Xomanos
The Xomanos

The Xomanos

EstiloPop Rock
Cidade/EstadoCuiabá / MT
Plays8.212plays

Música em destaque

Ver todos os eventos
Ver mais vídeos

Comunidade

Ouvintesdani1 frota e outros 526 ouvintes
dani1 frotadani1 frotadani1 frotadani1 frotadani1 frota
Fã-clubeLuiz Sérgio Brizuela e outros 4 fãs
Luiz Sérgio BrizuelaLuiz Sérgio BrizuelaLuiz Sérgio BrizuelaLuiz Sérgio BrizuelaLuiz Sérgio Brizuela

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Tiago MassuTiago MassuVoz, Guitarra Base
Imagem de Renato - Dito "Slash Cuiabano"Renato - Dito "Slash Cuiabano"Guitarra Solo
Imagem de Eder "Frog" UchoaEder "Frog" UchoaBateria
Ver mais integrantes

Release

THE XOMANOS:
(MINI RELEASE)

Com sete anos de estrada, a banda de Cuiabá/MT de pop/rock THE XOMANOS é formada pelos jovens músicos:Tiago Massu (vocal) ,Renato "Dito" Curvo (guitarra) e Saulo Vila Nova (baixo) e Xomanito (bateria).

O nome da banda é inspirado no linguajar mato-grossense: "Xomano", em Cuiabá/MT, significa "parceiro", "amigo", e é uma forma de cumprimento, tal como: "bicho", no RJ, "mano", em SP e "macho", no Nordeste; com a junção do prefixo em inglês "The", presente em bandas de rock clássicas como The Beatles e The Rolling Stones.

A inspiração veio da junção das tradições da história mato-grossense com a conectividade da modernidade que influenciou diretamente o som da banda, unindo o rock, o pop e o blues com ritmos regionais mato-grossenses (como o rasqueado e o lambadão).

Não por acaso, a capivara (animal típico em parques locais e o maior roedor do mundo) é o simpático mascote do grupo.

O quarteto ganhou projeção, em meio a pandemia do novocoronavírus (NOV/2020), com o clipe independente da música autoral "Vai Cuiabá",feita em homenagem ao Cuiabá Futebol Clube , que fazia sua campanha de subida à Serie A do Brasileirão.

O vídeo bombou na internet, alcançando mais de 20.000 visualizações no YouTube em curto período, com grande exposição pela mídia, como a participação no programa Globo Esporte-MT. (https://globoplay.globo.com/v/9040142/).

No ano seguinte (2021), gravaram o primeiro o EP "Tchega Mais" (2021).

O disco contou com participações regionais de destaque em Mato Grosso: guitarrista virtuoseDanilo Bareiro("Tchega Mais"), o bluesmanSilver Guy("Caso Sério (Te Perder)" e do rei do Rasqueado Cuiabano, Roberto Lucialdo (Meu Coração é seu até o fim").

A capa do álbum foi inspirada nos Beatles atravessando a Abbey Road, "animalizando" os 4 integrantes com animais típicos da fauna mato-grossense:a capivara, a onça pintada, o tuiuiú e o jacaré, tendo a Igreja de São Benedito, ao fundo (local turístico e histórico cuiabano).

Além disso, lançaram 2 singles "Às vezes - acústico" (2021) e "Seu olhar" (2022).

No ano passado (2023), fizeram vários shows de destaque: como o tradicional Arraiá Rock da Cervejaria Louvada e a abertura do show do Capital Inicial, no Musiva.

Em 2024, já estão trabalhando para lançarem mais uma música própria e mais um clipe da banda, em parceria com Roberto Lucialdo e convidados especiais.

EVENTOS/PARCERIAS
https://linktr.ee/thexomanos
65992888441

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TRAJETÓRIA DA BANDA
(HISTÓRIA)

A banda surgiu no final de 2016, quando Tiago e Renato se conheceram no trabalho, reunindo com os amigos para tocarem rock despretensiosamente.

Inicialmente formaram um trio (duas guitarras e baixo), sem bateria, contando com Credson "Shanel" Carmo (da banda "Contigente Imigrante"), no grave, fazendo pequenas apresentações de datas comemorativas (festas juninas e confraternizações de fim de ano, etc).

Incentivados pelos amigos e pelo amor pela música, iniciaram, tão logo, apresentações em barzinhos e pubs, eventos beneficentes(p.ex, em prol da doação de sangue e leilão de guitarra autografada pelo Titãs, com a banda Endorphina), além de eventos privados (motoclubes, casamentos e aniversários).

Fizeram parceriacom vários músicos/artistas (como Luiz "Brizu" Brizuela, Edu Pinheiro, Eliomar "Leo Bass", Dimi Lemes, Carlão Varella, Rafael Pato, Juliano Schneider, Erik Martins, Vini Santos (pai e filho) e Wand Nunes, dentre outros) e várias bandas, como Coronela, Metal de Papel/Rota Vinil, Kayamaré, Strauss, TCA, Minerva, do grupo Fender Club, outros.

Assim, ganharam experiência para se aperfeiçoarem na composição de trabalhos autorais, com o lema "Aúfa de Rock" (aúfa, no linguajar cuiabano, significa: muito, em grande quantidade).

Já com rodagem na cena rock n'roll cuiabana, o quarteto ganhou projeção, na época com Luiz Barrios (bateria) e Welton (baixo), em meio a pandemia do novocoronavírus (NOV/2020), com o clipe independente com a música autoral "Vai Cuiabá" (feita em homenagem ao Cuiabá Futebol Clube , que fazia sua campanha de subida à Serie A do Brasileirão).

O vídeo bombou na internet, alcançando mais de 20.000 visualizações no YouTube em curto período, com grande exposição pela mídia, como a participação no programa Globo Esporte-MT. (https://globoplay.globo.com/v/9040142/).

Dois meses depois, contemplados pela Lei Aldir Blanc (Fundo municipal de cultura de Cuiabá), capitaneados por Tiago Massu e a marketeira Elaine Sade, gravaram o primeiro:EP "Tchega Mais"(ABR/2021), com 5 músicas (uma versão de rasqueado e quatro próprias) -https://www.cuiaba.mt.gov.br/cultura-esporte-e-lazer/banda-the-xomanos-mescla-rasqueado-com-rock-e-blues-em-seu-primeiro-ep-autoral/23777, produzido por Rodrigo Lopes e Danilo Bareiro.

O disco contou com participações regionais de destaque em Mato Grosso (o guitarrista virtuosoDanilo Bareiro(licks e produção na faixa título "Tchega Mais"), o bluesman do cerrado,Silver Guy(guitarra, voz e composição em"Caso Sério (Te Perder)"e do rei do Rasqueado Cuiabano,Roberto Lucialdo- faixa "Meu Coração é seu até o fim".

A capa do álbum foi inspirada nos Beatles atravessando a Abbey Road, "animalizando" os 4 integrantes com animais típicos da fauna mato-grossense: a capivara, aonça pintada, otuiuiúe ojacaré, tendo aIgreja de São Benedito,ao fundo (local turístico e histórico cuiabano), com insights nas fotos que a banda tirou no interior da Arena Pantanal e em vídeos de capivaras que atravessavam a faixa de pedestres no Parque das Águas, em Cuiabá/MT.


O lançamento ocorreu no dia do aniversário de Cuiabá, em live em grande casa de rock em Cuiabá (Malcom Pub), junto com a banda parceira Cão do Mato (que lançou seu videoclipe).

Com grande apoio da mídia (matérias na internet e programas de rádio e TV), tiveram a faixas incluídas em playlists de web rádios e Spotify, além de Rádios FM em Mato Grosso (como TRT23 FM, Gazeta FM, Capital FM , dentre outras).

Impulsionados pelo sucesso, lançaram ainda em 2021 (outubro), uma versão acústica da balada"Às vezes", com um lindo clipe (https://www.youtube.com/watch?v=okD_LveXYOw).

Tocaram, ainda (15/10/2021), no tradicional Cine Teatro Cuiabá, em show sobre o Rock Cuiabano.https://www.leiagora.com.br/entrete/1923/rock-cuiabano-invade-o-cine-teatro-nesta-sexta



No início de 2022, tiveram alcance nacional ao figurar como "Destaque - banda Pop/Rock", de forma orgânica, na maior plataforma de música independentes do Brasil:PALCO MP3 (https://www.leiagora.com.br/entrete/2510/the-xomanos-e-banda-destaque-do-streaming-palcomp3).

Dessa forma, consolidaram mais a trajetória, tocando em diversos eventos e festivais (como na franquia nacional Carnivoria, no Shopping Estação, Cuiabá/MT) e no 2ºMOTO ENCONTRO HIKMAT SHRINERS, em Chapada dos Guimarães/MT, que contaram com a participação de artistas nacionais, com destaque Queen Cover e Capital Inicial.

No segundo semestre de 2022, lançaram mais um single autoral: "Seu olhar" (12/8/2022), produzido pelo renomado Gabriel Junior (que já trabalhou com grandes artistas, como Alexandre Pires e Chitãozinho e Xororó), com grooves e vocalizações pops inspirados ao melhor estilo Cazuza, Paulo Ricardo (RPM) e Jota Quest que seguiu cativando o público.

Nada obstante, o baixista Moises Santos, grande parceiro da banda, deu um tempo ao projeto para se dedicar aos estudos de Luthieria e de Eletrotécnica, no IFMT, que foi substituído, posteriormente, pelo experiente baixista Saulo Vila Nova.

Ao tempo em que preparavam suas novas músicas autorais, foram destaque no evento de aniversário de Cuiabá (comemorado dia 08 de abril) da Cervejaria Louvada, empresa cuiabana de renome nacional.

Ainda, participaram, ainda, da tradicional Festa Junina da Louvada, misturando músicas do forró com rock, que teve ainda como atração Henrique Maluf.

Em 21 de junho de 2023, abriram o show da banda Capital Inicial, realizada na Musiva, em Cuiabá/MT, junto com os parceiros da banda Imitáveis.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTEGRANTES

Tiago "Massu" (vocal/guitarra base);
Vocalista, guitarrista cuiabano e compositor da banda THE XOMANOS. Formado em Direito, com apresentação de TCC na temática "Direito e Música" (UFMT).

Por influência da família (principalmente pela coleção de vinis do pai e pelo acervo digital de albuns de rock seu irmão comunicador social), é apaixonado também pela cultura regional e pela arte musical.

Estudou teoria musical (clarinete), no ensino médio (IFMT). Cursou extensão em Técnica Vocal na UFMT (2006), se aperfeiçoando na antropofisiologia vocal e drives, por meio dos professores Cris Puertas (Cuiabá-MT) e Ariel Coelho (Curitiba/PR), obtendo a Certificação "Singing on the road", em 2023.

Teve alguns projetos de rock e heavy metal que ajudaram na sua profissionalização, tocando com vários amigos músicos - como Gustavo Farias (UnderGround Blues), Christopher Carneiro (Sr. Infame), Iuri Gomes "Simples" (Hellzen), dentre outros.

Fã e frequentador da cena underground e metal cuiabana, das bandas do pop/rock autoral antigas (como Strauss, Gabiroo, Causa Nova, dentre outras) e dos clipes da extinta MTV.

Nas cordas (violão/guitarra), teve aulas com Eduardo "Madá" e Danilo Bareiro (de Cuiabá/MT).

Junto com marketeira Elaine Sade, idealizou e coordenou todo o projeto e a produção artística e executiva para lançamento de 5 músicas autorais no EP "Tchega Mais" (2021), por intermédio da Lei Aldir Blanc.

Inspira-se em grandes vocalistas, como David Coverdale (WhiteSnake), Mike Patton (Faith no More), Phil Anselmo (Pantera) e dos brasileiros Marcos Menna ("LS Jack") e Rodolfo Abrantes ("Raimundos").

bandas/artistas preferidos:Engenheiros do Hawaii, Bon Jovi, Metallica, Pantera e Raimundos.


Renato Curvo ("Dito - o Slash Cuiabano")(guitarra solo);
Renato Tadeu Vaz Curvo. Guitarrista solo e compositor cuiabano da banda THE XOMANOS. Formado em Direito.

Tem inspiração musical na família: é neto de Odare Vaz Curvo (ex-prefeito de Cuiabá e integrante do "Conjunto Serenata", uma das primeiras bandas a gravar rasqueado, em 1935).

Inspirado nessa onda, regravou algumas músicas por meio do projeto Furrundú (2023).

Teve como professores iniciais os mestres Manoel Izidoro e Danilo Bareiro (de Cuiabá/MT), logo se destacando no instrumento, aperfeiçoando-se, depois, com Sidnei Duarte.

Tem grandes influências de blues (principalmente "BB King"). Por ser fã incondicional de "Guns n' Roses" e tocar guitarra, ganhou o apelido de "Slash Cuiabano".


Apreciador de vinis e entusiasta das guitarras Fender, iniciou estudos em teclado com Igor Mariano e é fã do rock latino, apesar de iniciar, efetivamente, no rock somente aos 24 anos.

Apresenta o Programa de Rádio Sala de Rock (89.5 FM), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Desenvolveu estilo único de tocar, com destaque a aplicação de timbres envolventes e característicos.Em virtude do seu tradicional sotaque cuiabano, também é chamado de "Dito"(contração de "Benedito", nome comum em Cuiabá/MT).

No rasqueado, é membro fundador da banda Furrundú, atuando como violinista no projeto que regravou cinco rasqueados cuiabanos do Conjunto Serenata, um dos pioneiros do estilo, de 1965.



bandas/artistas preferidos:Guns n' Roses, BB King, Pitty, Celso Blues Boy e The Rolling Stones.


Saulo Vila Novaé baixista e professor de contra baixo há mais de 16 anos, mentor de contra baixo no curso "Do Zero ao Baixista"e criador do modelo de ensino MVN (Método de Vila Nova) desenvolvido juntamente com a escola de música Vila Nova.

Ao longo de uma jornada de 19 anos tocando contra baixo como músico profissional, tocou para vários cantores de nível nacional, e participou de diversos programas de TV.

Além disso, viajou por todo Brasil participando de gravações de CDs e DVDs, com destaque o a banda "Louvor e Aliança" (gospel) de diversas participações no estilo Sertanejo, como Yuri e Gustavo.

Saulo acredita profundamente que tocar Contra Baixo vai além de ser um simples músico, é um estilo de vida com propósito.

Empenha-se em desenvolver e testar um método de ensino que qualquer pessoa, mesmo sendo iniciante, ou sem conhecimento algum, pode aprender a tocar em pouco tempo, e é justamente esse método que ele utiliza para ensinar seus milhares de alunos espalhados por todo Brasil.

Éder Uchôa, o "Frog" -Músico auto didata, baterista e compositor.

iniciou sua trajetória musical aos 14 anos de idade (1996) em uma apresentação de um festival de calouros, mas já tocando profissionalmente), realizado no Ginásio da Lixeira, Cuiabá/MT.


Além disso, toca violão em estilo único, instrumento que o ajuda na composição da banda das inspiradas no country e nas letras com fortes elementos cultura regional. Aprovado no curso de Música (UFMT) aguardando o término.

Sempre atuou em bares e pubs da capital mato-grossense, tais como: Tom Choppin , Deck Avenida, Z 100, Galopeira, Entretanto bar, entre outro.

Eclético e muito versátil na bateria toca vários estilos: jazz, mpb , samba , salsa , reggae, rasqueado , lambadão , sertanejo, rock, etc.

Em 1999 gravou seu primeiro trabalho com a banda Ruanna no estúdio INCA em Cuiabá MT.

Após, gravou com diversos outros artistas mato-grossenses, como: Banda Tríade, Arena Country, Cristina & Regina, entre outros.

Em 2007, iniciou seus estudos na música afro-americana, especificamente na soul music, black music, o que motivou sua integração à segunda formação da banda Mandala Soul.

Atuou, ainda, no projeto de música instrumental “Tocandira Fusion”, o qual gravou seu primeiro álbum em 2005 (“Amarelo Pequi”), que rendeu diversas apresentações em festivais e em eventos pelo Brasil.

Pelo “Instituto Mandala” participou de em projetos de inclusão cultural, ministrando workshops e aulas de percussão em grupo, para famílias de baixa renda e grupos vulneráveis em Mato Grosso.

Em 2008, concluiu o famoso Curso de Verão em Brasília na Escola de Música d Brasília (E.M.B).

Individualmente, se destacou dentre os melhores no curso do grupo “Mão Catada”, promovido pela empresa VIVO, conquistando as primeiras colocações.

Já em 2010, novamente no Curso de Verão da E.M.B, aperfeiçoou seus estudos com o renomado professor baterista Kiko Freitas (de Porto Alegre/RS), desenvolvendo ritmos africanos, sambê, Gnawa, dentre outros.

Entre os anos de 2012/2014 participou de turnê com a renomada banda de música instrumental Macaco Bong.

Em 2015, a convite do produto musical Fernando Zorzanello Bonifácio (“Fernando Zor”, da dupla “Fernando & Sorocaba”) gravou diversas músicas de artistas do mainstream da música sertaneja, por exemplo:
·“Melhor Beber do que chorar” – Rio Negro & Solimões;
·Pei, Pei – Hugo e Tiago;

Retornando de SP para Cuiabá em 2016 , Eder Uchôa “Frog” continuou sua pesquisa em ritmos latinos americanos e afro americanos , sem falar do country music também atuando em bares

Atualmente é membro das bandas: The Xomanos (pop/rock),Arena Country (country rock), Tocandira Fusion (instrumental fusion), trabalhando como freelance com diversos outros artistas.

bandas/artistas preferidos:Kiko Freitas

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OUÇA NO PALCO MP3

OUÇA canal da banda no PALCO MP3 (https://www.palcomp3.com.br/thexomanos)
e nas principais playlists da maior plataforma de música independente do Brasil, com todas letras, cifras e clipes:

Playlists do Palco MP3:
Seleção Groover:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/11190/

Músicas acústicas:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/711/

Pop rock brasileiro:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/105/

Relaxando com pop rock:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/47/

Rock sobre amor:
https://www.palcomp3.com.br/playlist/167/

Playlists relacionadas