Tiago Stocco

EstiloMPB
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays256.923plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesLucas Franzotti e outros 397 ouvintes
Fã-clubeDaniele Mantey Domingues Caetano e outros 25 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Tiago StoccoVoz, Violão
Pablo MachattoPercussão
Celina CharlierFlauta
Ver mais integrantes

Release

Tiago Stocco começou cedo no mundo da música. Filho de Elmer Stocco Junior, também músico e reconhecido professor de música, começou a tocar violão e guitarra aos 5 anos. Nessa época, fez suas primeiras composições, que chamou de “brincadeiras sonoras”.

Estudou violão erudito e se formou em 2006 na Faculdade Mozarteum de São Paulo, onde também concluiu o curso de especialização em composição, sob o título “Smetak e os microtons”.

Suas primeiras canções são de 1996 e continuam até hoje em seu repertório. “Sempre curti muito criar”, diz Tiago. “Componho música brasileira mesmo ouvindo também música de fora. Minhas letras falam da busca pela melhoria pessoal e do mundo”. Uma de suas influências veio da amizade de seu pai com o poeta visual concretista Walter Silveira, que resultou nas composições “Verde Concreto” (2007) e “Palavra Certa” (2012).

Em 1996, aos 16 anos, começou sua primeira banda, Assuma ou Suma. São desta fase as canções “Tioetê”, “São Thomé das Letras”, “As Flores” e “Não Jogue Lixo no Chão”. O Assuma ou Suma durou cerca de dois anos.

Em 1998 nasceu a Bandumana, formada junto com seu pai, Elmer, e Rogério Quaglio, então professores de música. Desse trabalho surgiram os álbuns Tratar Bem e Artebancada. A Bandumana terminou em 2007. O grupo foi chamado pra uma entrevista na gravadora Piraquara Records, com convite para apresentações em Festivais Internacionais de música brasileira. O repertório era formado por composições de Elmer e Tiago.

Em 2000 fundou com amigos a banda UIMATI, que unia artes plásticas, teatro e música. A música mais conhecida da UIMATI é “Raio de Sol” que, num show na cidade de Cananéia, em São Paulo, caiu no gosto do público e virou hit naquele verão. O UIMATI terminou em 2003. Desde a mesma época faz shows ao lado do artista Costa Senna, passando pelo Memorial da América Latina, Teatro José de Alencar (Fortaleza) e Sesc Santana.

Já em 2011, Tiago deu início à Stocco Banda, que apesar de vida curta, ganhou o concurso Mais Amor em SP com a música “Verde Concreto”, de sua autoria, faixa principal do CD de mesmo título. A Stocco Banda terminou em 2012. O músico também foi líder da banda Ser Urbano, nascida em 2013 e formada por jovens alunos que se destacaram em apresentações da Stocco Escola de Música.

Depois dessa vivência com bandas, o músico passou a se dedicar a seu trabalho solo, em apresentações que misturam suas composições e releituras. Como resultado, conclui no final de 2014 seu primeiro cd.

Da obra de José Matheus, autor do livro de poesias “Despautério”, vieram as canções “Mão” e “Ciclos”. Com o multiartista José Luiz Adeve (Cometa), compôs “O Cais”. Com o poeta Costa Senna, fez “Meta fé” e “A Bailarina”. Tiago se apresenta em teatros, bares, saraus e festas, entre eles os CEUs, Sescs, Bar do Frango, 2 Santo Bar, Sarau Caldo e Poesia, Bodega do Brasil. No ano 2000, tocou viola caipira no Teatro Municipal de São Paulo com a orquestra da cidade – Concerto de Natal de Almeida Prado.

Desde 2003, Tiago também trabalha como produtor, lançando, em 2004, o CD Fábrica de Universos, de Costa Senna. De lá pra cá produziu artistas como Reggaebelde, Cacá Lopes, Caco Soares, Marcio Miele e o cantor Josué Campos. Em 2008 abriu sua própria produtora, primeiramente chamada Stocco Studio que, fundida com a escola de música de seu pai no ano seguinte, originou a Stocco Escola de Música & Studio, que conta com uma média de 100 alunos e já produziu mais de dez CDs de artistas diferentes.

Playlists relacionadas

Contrate

Tiago Stocco

(11) 3589 - 5621http://palcomp3.com/tiagostocco
Home