Tiago Stocco

Tiago Stocco

EstiloMPB
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays256.794plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

Ouvintesrodrigo biasoli e outros 398 ouvintes
rodrigo biasolirodrigo biasolirodrigo biasolirodrigo biasolirodrigo biasoli
Fã-clubeTiago Stocco e outros 26 fãs
Tiago StoccoTiago StoccoTiago StoccoTiago StoccoTiago Stocco

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Tiago StoccoTiago StoccoVoz, Violão
Imagem de Pablo MachattoPablo MachattoPercussão
Imagem de Celina CharlierCelina CharlierFlauta
Ver mais integrantes

Release

Tiago Stocco começou cedo no mundo da música. Filho de Elmer Stocco Junior, também músico e reconhecido professor de música, começou a tocar violão e guitarra aos 5 anos. Nessa época, fez suas primeiras composições, que chamou de “brincadeiras sonoras”.

Estudou violão erudito e se formou em 2006 na Faculdade Mozarteum de São Paulo, onde também concluiu o curso de especialização em composição, sob o título “Smetak e os microtons”.

Suas primeiras canções são de 1996 e continuam até hoje em seu repertório. “Sempre curti muito criar”, diz Tiago. “Componho música brasileira mesmo ouvindo também música de fora. Minhas letras falam da busca pela melhoria pessoal e do mundo”. Uma de suas influências veio da amizade de seu pai com o poeta visual concretista Walter Silveira, que resultou nas composições “Verde Concreto” (2007) e “Palavra Certa” (2012).

Em 1996, aos 16 anos, começou sua primeira banda, Assuma ou Suma. São desta fase as canções “Tioetê”, “São Thomé das Letras”, “As Flores” e “Não Jogue Lixo no Chão”. O Assuma ou Suma durou cerca de dois anos.

Em 1998 nasceu a Bandumana, formada junto com seu pai, Elmer, e Rogério Quaglio, então professores de música. Desse trabalho surgiram os álbuns Tratar Bem e Artebancada. A Bandumana terminou em 2007. O grupo foi chamado pra uma entrevista na gravadora Piraquara Records, com convite para apresentações em Festivais Internacionais de música brasileira. O repertório era formado por composições de Elmer e Tiago.

Em 2000 fundou com amigos a banda UIMATI, que unia artes plásticas, teatro e música. A música mais conhecida da UIMATI é “Raio de Sol” que, num show na cidade de Cananéia, em São Paulo, caiu no gosto do público e virou hit naquele verão. O UIMATI terminou em 2003. Desde a mesma época faz shows ao lado do artista Costa Senna, passando pelo Memorial da América Latina, Teatro José de Alencar (Fortaleza) e Sesc Santana.

Já em 2011, Tiago deu início à Stocco Banda, que apesar de vida curta, ganhou o concurso Mais Amor em SP com a música “Verde Concreto”, de sua autoria, faixa principal do CD de mesmo título. A Stocco Banda terminou em 2012. O músico também foi líder da banda Ser Urbano, nascida em 2013 e formada por jovens alunos que se destacaram em apresentações da Stocco Escola de Música.

Depois dessa vivência com bandas, o músico passou a se dedicar a seu trabalho solo, em apresentações que misturam suas composições e releituras. Como resultado, conclui no final de 2014 seu primeiro cd.

Da obra de José Matheus, autor do livro de poesias “Despautério”, vieram as canções “Mão” e “Ciclos”. Com o multiartista José Luiz Adeve (Cometa), compôs “O Cais”. Com o poeta Costa Senna, fez “Meta fé” e “A Bailarina”. Tiago se apresenta em teatros, bares, saraus e festas, entre eles os CEUs, Sescs, Bar do Frango, 2 Santo Bar, Sarau Caldo e Poesia, Bodega do Brasil. No ano 2000, tocou viola caipira no Teatro Municipal de São Paulo com a orquestra da cidade – Concerto de Natal de Almeida Prado.

Desde 2003, Tiago também trabalha como produtor, lançando, em 2004, o CD Fábrica de Universos, de Costa Senna. De lá pra cá produziu artistas como Reggaebelde, Cacá Lopes, Caco Soares, Marcio Miele e o cantor Josué Campos. Em 2008 abriu sua própria produtora, primeiramente chamada Stocco Studio que, fundida com a escola de música de seu pai no ano seguinte, originou a Stocco Escola de Música & Studio, que conta com uma média de 100 alunos e já produziu mais de dez CDs de artistas diferentes.

Playlists relacionadas

Contrate

Tiago Stocco

(11) 3589 - 5621http://palcomp3.com/tiagostocco