Tião Bacamarte

EstiloForró
Cidade/EstadoSalvador / BA
Plays2.101plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesJoão Carlos Roque e outros 2 ouvintes
Fã-clubeRICARDO AUGUSTTO e outros 34 fãs

Comentários

Filtrar Por:
RicardoVoz, Triângulo
JuninhoAcordeão
AndréBaixo
Ver mais integrantes

Release

No ano de 2005, um grupo de amantes da música nordestina criou a banda Tião Bacamarte. Baianos, residentes em Salvador, estes músicos são um exemplo de que, para se fazer um bom forró, não é necessário ser do interior.

Uma banda que se orienta pelo prazer de fazer música e, sobretudo, pelo propósito de fazer perpetuar a cultura popular nordestina. Um grupo que dignifica as suas raízes representadas nas figuras de Petrúcio Amorim, Dominguinhos, Flávio José, Santanna O Cantador e a mais emblemática delas, Luiz Gonzaga. Um conjunto que, permeado pelos clássicos, faz uso também de referências mais atuais, de iniciativas empreendidas por grupos como Falamansa, Rastapé e demais conjuntos do chamado Forró Universitário. Poderíamos definir assim o trabalho da banda Tião Bacamarte.

No entanto, basta estar presente nos shows do grupo para notar mais detalhes peculiares ao grupo. Com um ritmo marcadamente guiado pelo som do trípe sanfona-zabumba-triângulo, a banda inaugura uma forma de fazer música sem igual na Bahia. Juntam-se aos instrumentos característicos do forró o contrabaixo, o qual embala e potencializa o peso da pegada da zabumba, o violão, com a função de trazer ao ritmo agressivo um toque de leveza, e a torre de efeitos percussivos, dando o arremate a construção sonora.

Ao passo que a banda executa o som alucinante, entram em cena personagens-músicos que no palco interagem interminentemente com o público, já sensibilizado pelo som da Tião Bacamarte. Salienta-se também o grau de elevado entrosamento atingido pelo grupo na hora das apresentações musicais. Com um repertório que privilegia o xote, o baião, o xaxado e o galope, a Tião Bacamarte é alegria por onde passa.

O grupo é formado por um plantel de músicos que desde muito se dedica ao estilo musical comum ao nordeste. Sem nunca oficializar um projeto, os cinco integrantes do grupo resolveram reunir-se e no trocar das idéias conceberam o trabalho que está acessível a atuante comunidade forrozeira que habita o estado baiano. Ao amante do estilo musical, àquele que é todo ouvidos ao som de uma concertina choradeira e uma zabumba compassada, eis o trabalho da Tião Bacamarte, um brinde ao que há de melhor no forró da Bahia.

www.tiaobacamarte.com.br

Playlists relacionadas

Contrate

Tião Bacamarte

(71) 9601 - 9118https://www.palcomp3.com.br/tiaobacamarte/
Home