Turma do Besouro

EstiloSamba
Cidade/EstadoItapipoca / CE
Plays3.116plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comentários

Filtrar Por:
Eloi de BritoVoz
Flaviano PinhoCavaquinho
Hamilton TeixeiraFlauta
Ver mais integrantes

Release

Turma do Besouro,
A juventude tem como marca indelével, em qualquer tempo e circunstância, a irreverência e a contestação dos valores vigentes na sociedade. Em Itapipoca, em 1969, parte da juventude local, mais precisamente 5 jovens, resolveram inovar os costumes da época para brincar o carnaval, e criaram, eles próprios, suas próprias fantasias: simples, contestadoras e, como faziam música aporrinhando um guitarrista , Manuel Cláudio, que era integrante do Conjunto Musical “Os Milionários”, que fez muito sucesso em Itapipoca e toda região norte, que os passou a chamar besouros, pois, segundo ele, faziam um barulho que parecia com barulho de besouros. Desse pequeno e irreverente protesto nascia a Turma do Besouro, que por doze anos seguidos fez “ muito barulho” na cena cultural de Itapipoca e também em Fortaleza, onde esse sucesso besourístico ecoou na voz do Grupo Veredas, até 1982.. E, é claro a Turma aumentou em quantidade e melhorou, a cada ano, em qualidade. E tome músicas, poemas, pinturas, esculturas, teatro e, enfim, onde houvesse ação cultural em Itapipoca a Turma do Besouro tava lá.
A turma do Besouro foi bloco de carnaval, batucada (Bizabatuque), Escola de Samba e finalmente Grupo Veredas. Isso sem falar no Itapipoema(movimento de poetas e músicos) que culminou com a edição de um pequeno livro.
Os músicos Eloi de Brito, Flaviano Pinho, Hamilton Teixeira, Osvalri Silva, João Francisco(Chimba), Jânio Batera, Ray Lopes(Branco), Gerson Samuel, Fernando Vasconcelos, Doniety de Sousa e Joaquim Brito participaram da gravação do CD Turma do Besouro no Carnaval de Itapipoca.

Playlists relacionadas

Contrate

Turma do Besouro

(88) 9607 - 3772https://www.palcomp3.com.br/turmadobesouro/
Home