Marcus 'Vinnas' Vinicius

Cidade/EstadoAracaju / SE
Plays5.356plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesDavid Santov e outros 9 ouvintes
Fã-clubeGuGu NaS TeCLaS (71) 3621-8155 e outros 34 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Marcus 'Vinnas' ViniciusGuitarra

Release

Sergipano de Aracaju, Marcus Vinicius decidiu aprender guitarra após assistir a um show de A COR DO SOM, ainda garoto. Autodidata e inicialmente influenciado por bandas de Heavy Metal dos anos 80, como Iron Maiden e Metallica, no início dos anos 90 Marcus ampliou pôde ampliar seus horizontes a partir do estudo de guitarristas como Steve Vai, Steve Morse, Eric Johnson e Joe Satriani. Influências e referências mais recentes incluem Djavan, Gilberto Gil e a música brasileira em geral, especialemente a nordestina.

Apesar das fortes raízes roqueiras, Marcus trabalhou com artistas de vários estilos, como Hemisferios (power-trio de rock progressivo), Henrique Teles (MPB) e Graal (grupo de jazz/fusion), no período de 1990 a 94. Tocou também com as bandas Água Viva (banda de baile especializada em rock dos anos 60 e 70) e Sulanca (projeto experimental parafolclórico, que mistura as guitarras distorcidas do rock às batidas percussivas de ritmos regionais como cacumbi, caboclinho, taieiras, maracatu do brejão e outros). Gravou em estúdio com artistas como Rubens Lisboa, Mingo Santana, Jorge Ducci, Minho San-Liver, Célia Gil, Minho- San-Liver, Ismar Barreto, Nino Karva, Nery, dentre outros, que eventualmente contam com a guitarra de Marcus também em shows. Em 1998 e 1999 recebeu o troféu Antônio Teles na categoria "melhor instrumentista-guitarra e violão?, do projeto "Prata da Casa", série de shows com artistas sergipanos que premiou os melhores em várias categorias. No ano de 2001 participou do festival AMERICANTA, em Americana/SP, com a música ?Atyr?, de sua autoria. Seus créditos como produtor abrangem o CD ?Assim Meio de Lua?, de Rubens Lisboa, bem como o CD do Festival Sescanção 2001. No mesmo festival, participou das bandas-base em 2001, 2003, 2004, 2005 e 2006, gravando as guitarras dos CDs do festival.

Apesar de algumas incursões pelo violão, Marcus faz questão de utilizar a guitarra elétrica em todos os estilos que se propõe a tocar, considerando isto um desafio, inclusive.

Em paralelo à atuação como sideman, Marcus compõe músicas instrumentais que enfatizam a composição e não o virtuosismo gratuito - que em sua opinião deve ser tratado apenas como uma ferramenta. O link http://www.acidplanet.com/artist.asp?AID=290104&T=5690 reúne algumas dessas composições e documenta as mudanças estilísticas em sua música ao longo do tempo, do rock pesado de "Bad Feeling" ao lirismo de "Atyr".

Videos disponiveis em:

www.youtube.com/kingtabor
www.youtube.com/vinnasbr

Cover do Sabbath (Snow-blind): http://www.4shared.com/file/30847679/6961cb53/Snowblind_-_Vinnas_e_Chris_Miyai.html

Playlists relacionadas

Contrate

Home