Walter Alfaiate

EstiloSamba
Cidade/EstadoRio de Janeiro / RJ
Plays3.200plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesCrispin Pereira e outros 4 ouvintes
Fã-clubeVitória Zamarque Batista da Silva e outros 4 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

Compositor. Cantor.
Nascido e criado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, desde criança gostava de cantar. Começou no coral do Colégio Mendes Viana, também em Botafogo, e aos 13 anos iniciou seus trabalhos de alfaiataria, profissão que exerceu por muitos anos.
Desde cedo freqüentou os blocos carnavalescos de Botafogo e adjacências, como compositor e fazendo parte do núcleo de sambista do bairro.
Em 1947 conheceu Mauro Duarte no campo do Fluminense, após uma partida de futebol no qual os dois, Botafoguistas, presenciaram a derrota do alvinegro. Por essa época, conheceu também outros compositores do bairro e fez parte da geração que incluía, além de Mauro Duarte, Micau, Miúdo, Zorba Devagar, Niltinho Tristeza, geração que viria a influenciar outro jovem compositor, também de Botafogo, Paulinho da Viola. Logo tornou-se o primeiro parceiro de Mauro Duarte e vice-versa. Foi um dos idealizadores da Praça Mauro Duarte, em Botafogo.
Pertenceu Ala de Compositores do Bloco Mocidade Alegre de Botafogo, Bloco do Funil, São Clemente e Foliões de Botafogo.
Teve sete filhos com quatro esposas diferentes.
Vive no próprio ateliê, em Copacabana, desde 1980, entre rolos de tecido e registros de shows e sambas.
No ano 2000, foi o anfitrião de uma roda de samba no bar Far Up, em Botafogo, que reuniu sambistas como Rildo Hora, Guilherme de Brito, Nei Lopes, Elton Medeiros, Beth Carvalho e Cristóvão Bastos, entre outros.
Integrante da Ala dos Compositores da Portela, freqüentador da escola desde o tempo em que ela ensaiava no Mourisco, sede do Botafogo Futebol Clube.
Faleceu logo após o carnaval, sendo seu corpo velado na sede do Botafogo Futebol Clube.
Em 2010 foi contemplado com a exposição "Em Nome do Pai", organizada em sua homenagem por sua filha Claudia Nunes, no Centro Referência Municipal da Música Carioca Artur da Távola, no Rio de Janeiro.
Memória da MPB

Playlists relacionadas

Contrate

Home