Imagem de capa de XAKOL

XAKOL

Cidade/EstadoFlorianópolis / SC
Plays13.324plays

Comunidade

Ouvintes e outros 61 ouvintes
Fã-clubeCaio Tavares Balestra e outros 3 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Saulo XakolSaulo XakolVoz
Imagem de Thiago GonçalvesThiago GonçalvesTeclado
Imagem de André FreitasAndré FreitasGuitarra
Ver mais integrantes

Release

Natural da cidade de Caçador, Santa Catarina, atualmente residindo em Florianópolis, Saulo Castilho já escrevia poesias aos 7 anos de idade e aos 14 encontrou na música uma nova dimensão para sua expressão artística, realizando suas primeiras composições musicais e praticando contrabaixo. Antes mesmo disso, com 13 anos, buscando um “nickname” para utilizar na internet, decidiu fugir dos clichês e combinações de palavras em inglês e, visando uma identidade própria através de uma palavra curta, única e sem um significado ou idioma definido, criou o pseudônimo XAKOL, que viria a se tornar a denominação de seu projeto solo.

No ano 2000, montou sua primeira banda, chegando a gravar uma demo com 4 músicas, todas de sua autoria. Em 2002 mudou-se para Florianópolis e aos poucos foi descobrindo sua verdadeira paixão musical no metal melódico e no metal progressivo. Fez parte de algumas bandas de metal da capital catarinense e em alguns shows fazia solos com um instrumento ao qual deu o nome de “Bassoura”, um contrabaixo de apenas uma corda montado sobre um corpo de vassoura. Porém, acabou afastando-se da música por um longo tempo para finalizar o curso de mestrado em matemática.

Em 2013 resolveu retomar seu projeto musical com força total, contactando Edu Falaschi (Almah, ex-Angra) para produzir um de seus álbuns que se chamará “Chaos Lit A Soul”. Em 2015, para comemorar seu aniversário, convidou seus amigos de longa data Rafael Azevedo e Daniel Schlemper para fazer um show com músicas suas. Em 2016, juntaram-se ao projeto Gil Lima, Thiago Moser e André Freitas, estabilizando a formação que iniciou a turnê Rise of a New Tour. Nos anos posteriores, duas mudanças de formação ocorreram, ambas na posição de tecladista, atualmente ocupada por Thiago Gonçalves.

Em 2019, Saulo assumiu também o baixo da banda Noturnall, uma das mais renomadas bandas do Heavy Metal brasileiro. Estreou na banda em turnê na Rússia ao lado da americana Disturbed, em 3 shows totalizando um publico superior a 20 mil pessoas. Em seguida, se apresentou no Rock in Rio 2019, o maior festival do Brasil e um dos maiores do mundo, além de encerrar o ano com uma turnê pelo Brasil, tocando com a lenda da bateria Mike Portnoy.

Suas músicas são a tradução da sua alma, a afirmação da sua identidade e espelho da sua personalidade, visando apenas sua expressão artística pessoal, não se preocupando em conquistar mercado ou agradar críticos. Apesar de fundamentadas no power metal e no metal progressivo, suas composições possuem natureza heterogênea, variando de melodias simples e pegajosas ao atonalismo gerado por algoritmos matemáticos, passando por inúmeras vertentes do metal e do rock.

Playlists relacionadas