Norba Zamboni

EstiloBlues
Cidade/EstadoSão Paulo / SP
Plays2.310plays

Comunidade

Ouvinteselizandro dias e outros 16 ouvintes
Fã-clubeVitor Sassaki e outros 4 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário

Release

O paulistano Norba Zamboni já percorreu diversos caminhos durante sua carreira. Ele começou a tocar profissionalmente em bandas de baile, no final da década de 1970. Fazia covers de artistas como Cream, Mountain, Led Zeppelin, Jeff Beck, Jimi Hendrix, entre outros. Nos anos 1980, passou a acompanhar cantores populares, como Vanusa, Eduardo e Sylvinha Araújo.

Em 1985, mudou-se para a França, onde se apresentou em pubs locais e tocou com o lendário guitarrista irlandês Rory Gallagher. De volta ao Brasil, em 1987, seguiu trabalhando como sideman de cantores e duplas de grande sucesso (Christian e Ralf, Gian e Giovani), adquirindo experiência de tocar em gravações e grandes shows. No final da década de 1990, Zamboni estreou seu show Sujo, Sujo, Sujo!, dedicado ao blues rock instrumental, no qual abusava de amplificadores stack.

Paralelamente a esse projeto, gravou o CD de estréia da banda Blues on the Rocks.Em 2008, Zamboni lançou o álbum Walking and Sliding, no qual mostra incrível domínio da técnica de slide. São nove faixas ? todas de autoria do guitarrista, que trazem um blues rock incendiário, com grooves envolventes, frases matadoras e timbres arrasadores.

Dono de uma pegada forte e de sonoridade crua composta por um set up vintage em alto volume, ele foi um dos pioneiros a incorporar timbres e frases de rock na pura linguagem dos sertanejos da década de 1980. Norba atualmente explora com perfeição o slide guitar inclusive dando aulas sobre o assunto.
Texto Demma K

Playlists relacionadas