Zeca Collares

Cidade/EstadoSorocaba / SP
Plays50.651plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesPati e outros 56 ouvintes
Fã-clubeAdriano Satiro e outros 90 fãs

Comentários

Filtrar Por:

Release

José dos Santos Colares da Silva (Zeca Collares ).

Um dos mais respeitados violeiros instrumentistas do Brasil na atualidade.

Iniciou como violeiro em 1975, aos 9 anos de idade em Ternos de Folia de Reis no Norte de Minas Gerais. Em 1982, juntamente com o compositor e cantor Dino Lopes, fundou um trio de música Folclórica Norte Mineira e integrou um grupo de seresta como Bandolinista.
No mesmo ano viaja todo o vale do Jequitinhonha – Norte de Minas Gerais - pesquisando o “jeito” de tocar viola daquela gente, da qual ele faz parte. Em 1986 grava seu primeiro disco a convite de Dino Lopes, sob direção do pesquisador da música raiz brasileira , Téo Azevedo. Em 1988 mudou-se para a cidade de S. Paulo, para atualizar como músico, participando de diversos Workshops de grandes músicos como: Hermeto Pascoal, Mozart Mello, Toninho Horta, Nelson Ayres, Teco Cardoso, Itiberê, etc... . Em 1990 mudou-se para a cidade de Marília – S.P, para dar continuidade aos estudos musicais com o professor Paulo Estêvão (Tevão), ex-Língua de Trapo - iniciando no mesmo ano como professor de viola e violão da Escola Tema Centro Musical de Marília. Em 1994 viaja por várias regiões do Brasil pesquisando a Cultura Popular Brasileira através da música, iniciando a seguir o curso de Harmonia Funcional com o professor Fábio Leão - S.P. Em 1995, juntamente com o compositor Valter Silva, fundou o grupo Mucunã de música regional brasileira, sendo apontado pelo Jornal Estado de São Paulo, como um dos melhores grupos dos últimos tempos no gênero regional. Além de várias oficinas de Música e Teatro, Zeca Collares já participou como arranjador de diversos trabalhos gravados por artistas de diversos estilos. Trilhas de abertura de programas de TV, sendo o violeiro mais tocado no Programa Mais Você no ano de 2004- Ana Maria Braga (TV Globo).

Já se apresentou ao lado de grandes Músicos como: Hermeto Pascoal, MPB4, Duofel, Francis Hime, Borguetti, Dino Lopes, Ivan Vilela, Pena Branca (da dupla Pena Branca e Xavantinho), Inezita Barroso, Décio Marques, Pereira da Viola, Gutemberg Vieira, Levi Ramiro, Zé Mulato e Cassiano,Chico Lobo, Fernando Deghi, Júlio Santin, Renato Andrade, Carlinhos Ferreira, Cleber Almeida, Valter Silva, Zé Renato Gimenes, etc...


Já se apresentou também em diversas unidades do SESC-SP, entre elas: Sesc Bauru, Sesc Catanduva, SESC Campinas, SESC Taubaté, SESC Sorocaba, SESC Paulista, etc.. De programas de TV, entre eles: Célia e Celma - Canal Rural, Viola Minha Viola (04 vezes) - Tv. Cultura, Som do Mato - Tv Educativa, Interação - Tv Modelo, Arrumação - TV Alterosa – B.H. c/ Saulo Laranjeira, Nosso Campo-Tv Globo, Dia-adia - Tv. Band, STV- Instrumental Sesc Brasil. etc...

• Um dos finalistas do Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola Caipira 2004. Vencedor do Concurso Nacional de Excelência da Viola Caipira, na categoria: Melhor CD Instrumental de 2004.
• Sendo convidado pelo pianista italiano de Jazz Mediterrâneo, Luca Bernar, pelo Centro de Estudo de Música do Mundo (Giovani Bosio) e pela FEDIM (Confederação Italiana de Musicoterapia) de Roma para várias apresentações na cidade de Roma, percorrendo também a convite do Quarteto Pererê/SP várias cidades da Holanda, no período de 17 de maio a 10 de junho de 2006.
• Com várias trilhas sonoras para documentários, sendo a última premiada no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão, como melhor trilha original do documentário João do Vale – Muita Gente Desconhece – do jornalista e cineasta Werinton Kermes.

DISCOGRAFIA
• 1986- Brejo nós Gostamos de Você.
• 1998- Contos Sertanejos - Grupo Mucunã.
• 2000- Aboio - Grupo Mucunã.
• 2001- Mucunã e Pena Branca ao Vivo.
• 2002- Primavera Mineira - Instrumental de Viola Caipira
(eleito melhor Cd instrumental de 2004).
• 2006- Pés Descalços - Instrumental (segundo cd solo).

Site oficial: http://www.zecacollares.com

Playlists relacionadas

Contrate

Zeca Collares

(15) 1515 - | (15) 98173 - 1512http://www.zecacollares.com/
Home