1. Página inicial
  2. blog
  3. Podcasts
  4. Podcasts de notícias: conheça 10 para se manter bem informado

Podcasts de notícias: conheça 10 para se manter bem informado

Confira os melhores podcasts de notícias disponíveis no Palco MP3 e acompanhe os fatos mais importantes!

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Não é de hoje que informação de qualidade é essencial não apenas para pautar as conversas do dia a dia, mas para guiar o futuro. Mas nem sempre é possível ter tempo para ler ou assistir um jornal. Por isso, ouvir podcasts de notícias é uma ótima opção para se atualizar!

Mesa laranja com um cafézinho, um microfone de podcast e um caderno
Você não ficar por fora de nada com os podcasts que separamos (Foto: Reprodução/Freepik)

Assim, selecionamos programas de áudio com temas mais rápidos e outros mais aprofundados, ideais para o seu consumo de notícias. Desse modo, caso você se interesse por uma matéria, terá mais de uma opção para checar as informações e saber mais detalhes sobre o assunto.

Então, vem com a gente saber tudo o que está rolando no Brasil e no mundo!

Melhores podcasts de notícias

Os podcasts de notícias disponíveis no Palco MP3 podem ser ouvidos a qualquer hora – e de graça! Confira a seguir os 10 melhores para entrar em sua ronda de notícias:

1. Foro de Teresina

Assim como existe a revista Piauí, também existe o podcast idealizado pelo mesmo grupo de comunicação – o Foro de Teresina. Nesse sentido, os jornalistas Fernando de Barros e Silva, José Roberto de Toledo e Thais Bilenky discutem o que aconteceu de mais relevante na semana.

Tudo isso em episódios de mais de uma hora de duração, com mais de 335 programas prontos para maratonar. É só dar o play e se preparar para toda a informação!

2. Resumão Diário

Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, é possível que você se perca em meio aos assuntos principais. Por isso, o ideal é incluir em sua lista de podcasts de notícias o Resumão Diário, que aborda os principais fatos nacionais em 5 minutos.

Produzido pelo G1, o programa apresenta, principalmente, os temas políticos e de sociedade, além de atualizações sobre os conflitos ao redor do mundo. Portanto, recomendamos você conhecer esse podcast pelo último lançado.

3. The Daily

Agora, se você quer aproveitar para se manter informado e, ao mesmo tempo, praticar outro idioma, é só apostar no The Daily. Aqui, o jornal reúne as maiores histórias do dia, contadas por jornalistas do mundo todo.

Assim como o nome já diz, ele contém episódios diários, apresentados por Michael Barbaro e Sabrina Tavernise. Cada programa tem, em média, 25 minutos de duração, trazendo informações atualizadas sobre os assuntos mais relevantes.

4. O Mundo em 5 minutos com Igor Lucena

Está com falta de tempo, mas não quer perder nada? O Mundo em 5 minutos, apresentado por Igor Lucena, pode ser a solução! Nesse sentido, é um dos principais podcasts de notícias focados em geopolítica, abordando temas como Nações Unidas, Mercosul e economia mundial.

Já são 37 episódios disponíveis e, se você quer entender o que está acontecendo na Faixa de Gaza, pode começar ouvindo esse aqui.

5. Entrevistas Jornal Eldorado

Se você gosta do formato de notícias transmitido na rádio, mas não consegue ouvir ao vivo, pode recorrer aos podcasts para não perder um episódio. Nesse sentido, a Rádio Eldorado aposta nesse formato para levar informação a mais pessoas, sempre apresentadas por Carolina Ercolin e Haisem Abaki.

São episódios curtos, com cerca de 10 minutos, lançados diariamente aqui no Palco MP3. É só escolher o mais recente e ouvir no caminho das suas atividades!

6. Rádio Escafandro

Agora, se o seu estilo de notícias permeia investigações e mistérios, a Rádio Escafandro é para você! Com uma hora de duração, os episódios reúnem entrevistas, gravações em campo e áudios de arquivos recolhidos para a solução dos casos.

Assim, todas as informações são conduzidas pela narração do jornalista Tomás Chiaverini, com assuntos abordados de maneira profunda, irreverente e inusitada. Como as pautas nem sempre são sobre os fatos mais recentes, você pode maratonar vários episódios no modo aleatório!

7. MacMagazine no Ar

Produzido pela Apple no Brasil, o MacMagazine discute notícias sobre tecnologia, lançamentos eletrônicos e tudo o que envolve o universo tech.

Além do episódio em áudio, é possível acompanhar a pauta de cada programa por minutos no site oficial deles. Assim, você economiza tempo e se informa direto pelo assunto de interesse. Não é incrível?

8. Petit Journal

Você já sentiu que ouviu uma notícia e não conseguiu entendê-la muito bem? Com o Petit Journal isso pode se resolver! Nesse sentido, os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi trazem atualidades, de forma rápida e acessível.

Os episódios são divididos nos quadros Bate-papos, Petit Convida e Petit Invest, apresentando diferentes abordagens para as notícias do dia a dia. Porém, sempre seguem temas atuais.

9. Meio e Mensagem

O Meio e Mensagem é conhecido não só por ser o maior veículo nacional focado no mercado de comunicação e mídia, mas também por ter um podcast de notícias que abrange negócios e marketing, além de tecnologia, mantendo os ouvintes sempre atualizados.

Os episódios têm, em média, 30 minutos e diferentes apresentadores, que conduzem discussões sobre temas relevantes. Inclusive, recomendamos ouvir o que comenta sobre podcasts enquanto plataforma de influência. Vale a escuta!

10. Podcast Canaltech

Assim como o MacMagazine no Ar, o Podcast Canaltech resume as notícias que envolvem tecnologia, mantendo os ouvintes informados sobre o assunto todos os dias. Assim, ele contextualiza sobre o uso da ferramenta nos cenários atuais, como a também Guerra Cibernética e o uso de inteligência artificial.

Os episódios têm 15 minutos de duração e são lançados diariamente aqui no Palquinho. Bora de play?

Ouça mais podcasts no Palco MP3!

Agora que você sabe que os programas são gratuitos e com temas variados, pode ouvir os sempre podcasts de notícias para se atualizar sobre o mundo!

Além disso, você pode contar com uma variedade de tipos de podcasts para escutar aqui no Palco MP3. Olha só quantos temas estão disponíveis para você:

E não deixe de compartilhar com a sua galera! Quanto mais as pessoas ficarem bem informadas, melhor será a nossa atuação em nossa sociedade e no mundo.

É só dar o play e conferir tudo. Vem!

Laryssa Costa