ZABUMBEIROS CARIRIS

EstiloRegional
Cidade/EstadoJuazeiro do Norte / CE
Plays342.349plays
VER TODAS AS MÚSICAS

Comunidade

OuvintesRodrigo Sodré e outros 2.231 ouvintes
Fã-clubeOtávio Alencar e outros 378 fãs

Comentários

Filtrar Por:
Escreva um comentário
Imagem de Amélia CoelhoAmélia CoelhoVoz, Percussão
Imagem de Haarllem ResendeHaarllem ResendeZabumba
Imagem de Diego SouzaDiego SouzaEscaleta, Violão, Piano, Acordeão
Ver mais integrantes

Release

O Cariri tem na cultura sua maior fortaleza, fonte de indiscutíveis riquezas e que constituem um grande patrimônio tanto para o estado do Ceará quanto para o Nordeste. Terra de grandes mestres da cultura popular, a região apresenta uma musicalidade bastante marcada por elementos de tradição oral, que influenciam cada vez mais novas gerações de músicos e artistas, que buscam no universo da tradição nordestina a matéria-prima para seus trabalhos artísticos.

É nesse contexto que surgem os Zabumbeiros Cariris. Formado desde outubro de 2002, na cidade de Juazeiro do Norte, e unindo músicos de gerações e influências diferentes, o Grupo desenvolveu seu trabalho musical mergulhado neste vasto imaginário nordestino, ainda preservado nos inúmeros folguedos da cultura popular presentes na região.

Com um repertório autoral, formado por temas instrumentais e canções cujas letras nos remetem a fatos históricos do Cariri, como, por exemplo, a saga do Caldeirão do Beato Zé Lourenço, os Zabumbeiros Cariris apresentam uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região, como o zabumba, o pífano e a rabeca.

Forró pé-de-serra, cabaçais, cocos, maracatus, cirandas e outros ritmos da música nordestina fazem parte da musicalidade do Grupo, que já participou de diversos eventos importantes no estado, tais como: Feira da Música (2004 e 2006 - Fortaleza), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (2004 - Fortaleza), I e II Mostra Cariri das Artes (2003 e 2004 - Crato), II Mostra SESC da Música Cearense (2005 - Juazeiro do Norte), Circuito Ceará de Cultura (2004 e 2005 ? Juazeiro do Norte, Fortaleza e Iguatu), Mostra Brasileira da Música Antiga (2005 ? Araripe), Centro Cultural banco do Nordeste (2006 ? Juazeiro do Norte e Brejo santo), VIII Mostra Sesc Cariri de Cultura (2006 ? Crato), Coletânea Ceará Original Soundtrack (2006) e mais recentemente no I Festival BNB do Rock-Cordel (2007 ? Juazeiro do Norte e Fortaleza).

E assim, os Zabumbeiros Cariris vão trilhando seu caminho, cada vez mais consciente da importância da música que fazem, música nordestina, música mestiça, música brasileira.

Playlists relacionadas

Contrate

Amélia Coelho

(88) 9606 - 2009 | (88) 8813 - 0525http://www.myspace.com/zabumbeiroscariris